Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB aposta em ebook com receitas de panificação para geração de renda

publicado: 20/04/2021 19h40, última modificação: 22/04/2021 09h13
A obra traz receitas de pães, bolos e biscoitos que podem ser produzidos para consumo familiar e comercialização

Uma professora do Departamento de Gastronomia da Universidade Federal (UFPB) lançou o livro digital “Pães de Maria”. O ebook da Profa. Estefânia Fernandes mostra receitas testadas que podem ser produzidas para consumo familiar e comercialização. A obra está disponível para download gratuito na página do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR).

O livro ensina receitas para produção de alimentos como pães, bolos e biscoitos. A Profa. Estefânia contou que esse ebook é fruto de um trabalho promovido desde o ano de 2016. “Nesta época, iniciei projetos de extensão com oficinas de capacitação em panificação, só que com adolescentes, estudantes de escolas técnicas de João Pessoa”, relatou a docente.

Em 2018, foi iniciada uma nova versão do projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na qual o grupo desenvolveu oficinas para mulheres em estado de vulnerabilidade social.

A ação exitosa ganhou o nome de “Panificação como ferramenta de inclusão social de mulheres usuárias das cozinhas comunitárias da cidade de João Pessoa – PB”. O público-alvo eram mulheres assistidas pelo Centro de Referência para a Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman), localizada no bairro Funcionários II, que fica na capital paraibana.

Algumas das principais ações do projeto eram: capacitar no desenvolvimento de produtos de panificação; instruir sobre dicas de higiene pessoal, ambiental e de boas práticas de fabricação de alimentos; e elaborar e transferir tecnologia para o preparo de pães, biscoitos e bolos.

O projeto foi renovado no ano de 2019. Mulheres que já haviam participado das oficinas e novas interessadas participaram da ação. “Muitas começaram a comercializar produtos que aprenderam na aula, participando de feiras promovidas pela Prefeitura de João Pessoa e também vendendo em sua comunidade”, contou a Prof. Estefânia.

Em 2020, o objetivo era continuar com as ações presenciais e expandir a capacitação para auxiliar essas mulheres na criação de pequenas empresas.

Por causa da pandemia e o isolamento social, o grupo resolveu contatar as participantes das edições anteriores e montar um grupo de WhatsApp. Elas, por sua vez, convidaram outras interessadas e, assim, o grupo foi construído, fazendo parte também os alunos e professores coordenadores da ação.

“Semanalmente, passamos a enviar receitas em vídeos e comentar com elas, estimulando o desenvolvimento. Os conteúdos audiovisuais são postados também no perfil do Instagram (@panificacaodgaufpb), no qual mais de 400 seguidores passaram a acompanhar as receitas que semanalmente eram publicadas”, explicou Estefânia.

No final de 2020 essas receitas foram compiladas no e-book “Pães de Maria”, que foi publicado neste mês de abril. “A publicação é mais uma forma encontrada pelo grupo de multiplicar o conhecimento adquirido na Universidade e transmitir esses saberes para a população”.

Neste ano, o projeto vai seguir de maneira remota e voltado para adolescentes do curso técnico de Bar e Restaurante da Escola Cidadã Integrada José Guedes Cavalcanti (Cabedelo-PB).

Também fazem parte do projeto Deizyanne Oliveira (colaboradora externa), Gabrielle Rodrigues (aluna voluntária), Iasmim Geovana (aluna voluntária), Ingrid Dantas (coordenadora adjunta), Kettelin Aparecida (docente colaboradora), Marcus Vinicius (aluno bolsista), Mariangela Duarte (colaboradora externa), Noadia Priscila (docente colaboradora), Paulo Henrique (aluno voluntário), Patricia Pinheiro (docente colaboradora), Saionara Soares (aluna voluntária), Thiago Lima (docente colaborador), Tuany Silva (aluna voluntária).

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins