Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertas inscrições para II Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa

Abertas inscrições para II Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa

publicado: 22/05/2023 11h19, última modificação: 22/05/2023 11h19
Podem participar estudantes de um dos cursos de música ofertados pela UFPB

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas, até 16 de junho, as inscrições para o II Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa, que tem por objetivo incentivar a nova geração de instrumentistas e cantores estudantes dos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no desenvolvimento das carreiras, além de estimular a prática da performance musical.

Além do certificado de reconhecimento do II Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa, o vencedor será premiado com a atuação como solista na Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

As inscrições gratuitas podem ser realizadas por formulário eletrônico. Podem se inscrever estudantes de um dos cursos de música ofertados pela UFPB, seja de extensão, sequencial, graduação ou pós-graduação, que possuam até 30 anos completos para instrumentistas, ou 35 para cantores, até a data limite das inscrições.

No ato da inscrição, os candidatos deverão enviar pelo formulário arquivos nos formatos PDF ou JPEG de documento de identificação com foto, comprovante de matrícula em curso de música da UFPB e comprovante de endereço atualizado.

O concurso, que é promovido pelo Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI), do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), será realizado entre os dias 19 e 21 de setembro deste ano, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Bloco E do CCTA, campus I da UFPB. A premiação acontecerá em cerimônia no dia 22 de setembro, antes do Concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

De acordo com Eduardo Lima, Coordenador Executivo do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) e clarinetista da OSUFPB na área da performance musical, é muito tradicional a realização deste tipo de concurso para revelar jovens talentos ao redor do mundo.

“Infelizmente, no Brasil ainda existem poucos, com a maior parte acontecendo na região Sudeste do país. Um prêmio deste tipo acrescenta muito ao currículo de um músico, além de ser um forte fator motivacional para o aluno estudar e se aperfeiçoar ao longo do processo de preparação para as provas. Então, queremos proporcionar aos alunos da nossa instituição a chance de passarem por essa experiência”, afirmou Eduardo.

A seleção do concurso será realizada em duas etapas, a primeira fase que ocorrerá no dia 19 de setembro será uma prova com apresentação de 1 peça de livre escolha e uma peça obrigatória, de acordo com a habilitação do candidato, seja para canto ou execução de um instrumento musical constante na lista do edital do concurso.

A etapa final está prevista para 21 de setembro, na qual o candidato deverá interpretar uma obra completa de livre escolha para um instrumento ou voz solista e orquestra de cordas.

O primeiro Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa foi realizado em 2019, mas, devido à pandemia da Covid-19, a premiação só aconteceu em maio de 2023, com o saxofonista Jonatas Silveira, aluno do Bacharelado em Música da UFPB apresentando-se à frente da OSUFPB.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a organização do concurso pelo e-mail: lamusi@ccta.ufpb.br.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins