Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aberto período de inscrições e submissão de trabalhos para o Simpósio Anual do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba

publicado: 04/11/2022 11h34, última modificação: 04/11/2022 11h34
As inscrições para o evento são gratuitas

Foto: DCStudio/Freepik

O Simpósio Anual do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (SIMAIDEP) está com período de inscrições aberto para ouvintes e submissão de trabalhos. O evento vai ocorrer entre os dias 22 e 23 de novembro, no auditório da Superintendência de Educação a Distância (Sead), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A programação científica do simpósio contará com a participação de palestrantes nacionais e estrangeiros que abordarão diversos temas relacionados à pesquisa de Eficiência Energética, Biotecnologia Aplicada a Parasitas e Vetores, Farmacologia de Produtos Bioativos, Robótica, Genética, Proteômica, Farmacognosia, Química, Inhamecultura, Mandiocultura e Biocombustíveis, entre outros, por meio de conferências plenas, mesas redondas e minicursos.

De acordo com a Profa. Maria de Fátima Agra, Diretora do Idep, o encontro tem como objetivo a apresentação das atividades dos laboratórios envolvidos com o instituto. “É muito importante que haja intercâmbio entre os colegas pesquisadores e a apresentação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos com a participação do Idep, envolvendo pesquisadores e estudantes nas diferentes áreas”, disse a pesquisadora.

Voltado à pesquisa multidisciplinar realizada pelos diversos laboratórios do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba, o evento é destinado a pesquisadores, estudantes e outros profissionais interessados nos avanços e descobertas relacionadas à pesquisa de todo o país.

As inscrições para o evento ocorrem por meio site próprio, e são gratuitas. Já a submissão de resumos pode ser realizada por e-mail para o endereço idep.ufpb@gmail.com. O modelo de formato de trabalho está disponível no site do Idep, os trabalhos serão apresentados em sessões de pôster durante os dois dias do evento.

Além da apresentação de trabalhos, o evento contará com palestras, minicursos e mesas-redondas. O controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos, inovações e oportunidades em Tecnologia da informação, perspectivas de inovação na cultura do inhame, o arranjo produtivo da mandiocultura, e o emprego de moléculas bioativas como recursos inovadores para a indústria serão os temas das mesas-redondas.

“Convidamos todos os interessados nos diversos temas a serem apresentados, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área, a participarem do Simpósio Anual do Idep 2022. O comitê organizador está trabalhando com grande entusiasmo para fazer desse simpósio uma experiência memorável a todos os participantes”, disse Maria de Fátima Agra.

O evento contará ainda com 2 minicursos com vagas limitadas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O primeiro ensinará “como configurar e pilotar drones”, e será ministrado no estacionamento da reitoria. Já o minicurso “Entomologia forense. Posso ser um CSI?” Será ministrado no Centro de Biotecnologia (CBIOTEC).

O Simpósio Anual Idep-UFPB contará ainda com a conferência “Energias Oceânicas”, a ser ministrada pelo professor Osvaldo Mendez, Coordenador do Instituto Nacional de Ciência, e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais.

O objetivo do Idep-UFPB é dotar o Estado da Paraíba de uma competente base de geração e difusão de conhecimentos científico-tecnológicos a serviço do desenvolvimento sustentável. Informações adicionais sobre o evento estão disponíveis no site do Idep ou pelo telefone 3216-7130.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: DCStudio/Freepik