Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertura do semestre letivo da UFPB terá tradicional Trote Verde

Abertura do semestre letivo da UFPB terá tradicional Trote Verde

publicado: 11/08/2021 11h36, última modificação: 11/08/2021 11h39
Evento ocorrerá no CCS, onde será construído o espaço terapêutico Jardim de Cura
Imagem: Rayssa Alves Costa
Maquete eletrônica mostra como ficará o Jardim de Cura. Imagem: Rayssa Alves

No próximo dia 16 de agosto, às 10h, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará mais uma edição do Trote Verde, tradicional evento de recepção aos calouros promovido pela Comissão de Gestão Ambiental (CGA). Neste semestre letivo suplementar, que ocorre de forma remota, o plantio será simbólico e apenas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus João Pessoa, em virtude das medidas de biossegurança diante da pandemia. O evento está sendo planejado com o apoio da Reitoria.

O plantio de mudas, que caracteriza o Trote Verde, será feito em frente à Clínica de Fisioterapia. Lá está em andamento a obra de construção do Jardim de Cura, espaço que dará suporte aos tratamentos de reabilitação da Clínica e que receberá mudas da Mata Atlântica, herbáceas e arbustivas (a exemplo da pitangueira e do araçá). O evento terá presença de representantes das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) de João Pessoa, parceiras da UFPB na construção do espaço.

A Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, reuniu-se com a CGA para tratar dos últimos detalhes do evento. Segundo o presidente da CGA, Joácio Morais, participarão do plantio das mudas cerca de 30 alunos, indicados pelos respectivos centros acadêmicos da universidade. “Nesta edição não haverá inscrição dos alunos, em virtude da pandemia. Será apenas um representante de cada curso, para não haver aglomeração”, informou. Ainda de acordo com Joácio, os centros acadêmicos que ainda não indicaram seus representantes podem fazê-lo entrando em contato pelo Instagram da Comissão (@cgaufpb).

Coordenadora do projeto de extensão Jardim de Cura e responsável pelo projeto paisagístico do espaço, a arquiteta Luciana Passos explica que a finalidade do espaço é proporcionar bem-estar aos alunos daquele centro de ensino, mas, principalmente, dar suporte às terapias ao ar livre de crianças e adolescentes tratados pela Clínica de Fisioterapia. O verde do espaço será composto por mudas doadas pelo Viveiro da UFPB, pelo Viveiro da Semam e pelo Horto da Sedurb.

Além dessa colaboração da Prefeitura de João Pessoa, Luciana destaca que o Jardim de Cura resulta de uma ação integrada que envolve diversos projetos de extensão e laboratórios da universidade. Um dos exemplos é o Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), com seu projeto de reuso de resíduos eletrônicos, que está desenvolvendo uma fonte de água interativa para as crianças que utilizarão o Jardim, cuja inauguração está prevista para o final do mês de novembro deste ano.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins