Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertura do Setembro Amarelo na UFPB emociona público com apresentação do coral Gazzi de Sá

publicado: 20/09/2022 20h16, última modificação: 20/09/2022 20h16
Ação visa conscientização para valorização à vida e cuidado com a saúde mental

Foto: Angélica Gouveia

Com uma apresentação que emocionou o público realizada pelo coral Gazzi de Sá, regido pelo maestro Eduardo Nóbrega, a Escola Técnica de Saúde (ETS) e o Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram, nesta terça-feira (20), a abertura do evento alusivo ao Setembro Amarelo, campanha pela conscientização para valorização à vida e o cuidado com a saúde mental.

A abertura da solenidade contou com as presenças do Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, e da Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, além das dirigentes da ETS e do CRAS, respectivamente, as professoras Maria Soraya Pereira e Simone Helena Oliveira, bem como pró-reitores, superintendentes, gestores, docentes, técnicos e alunos.

O evento tem como objetivo proporcionar à comunidade acadêmica um dia de palestra, mesa redonda e práticas integrativas, como reiki, ventosaterapia, auriculoterapia, yoga e biodança.

Professora da disciplina Felicidade, a Vice-reitora Liana Filgueira afirmou que a felicidade existe no interior de cada pessoa, contudo é uma questão muito individual de cada um. “Ninguém pode falar para vocês como se chegar na felicidade, mas pode mostrar técnicas que foram e que estão sendo estudadas”, exemplificou. Na sua fala, ela também destacou a necessidade de valorizar o relacionamento positivo e fomentar a gratidão entre os fatores importantes para cuidar da saúde mental e alcançar o bem-estar.

E conforme a diretora da ETS, Profa. Soraya, é esse o objetivo da ação que está sendo realizada junto à comunidade da UFPB. “Haja vista o que passamos com a Covid e essa apresentação do coral fala justamente disso por meio da música, da valorização à vida”, frisou.

O Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), Prof. Alfredo Rangel, reforçou que a temática da prevenção ao suicídio interessa a todos e precisa ser colocada na ordem do dia.

Já o superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), Prof. Jairo Pontes, chamou a atenção para a importância de mostrar a todos a beleza da vida citando Gonzaguinha, quando diz “Eu fico com a pureza da resposta das crianças: é a vida, é bonita e é bonita”.

A primeira palestra, “Sentido da vida como fator de proteção ao suicídio”, foi ministrada pelo professor Thiago Antônio Avellar de Aquino, do Departamento de Ciências das Religiões, do Centro de Educação da UFPB.

Confira a programação no SigEventos.

Reportagem e Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia