Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Academia de Letras Jurídicas de Olinda empossa professora da UFPB

Academia de Letras Jurídicas de Olinda empossa professora da UFPB

A docente Maria Creusa Borges, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), toma posse na quarta, 20 de dezembro, na Academia de Letras Jurídicas de Olinda (ALJO), em cerimônia a ser realizada na Câmara dos Vereadores do município pernambucano, com início às 19 horas.
publicado: 03/01/2018 11h08, última modificação: 05/04/2019 16h27
Teste teste teste teste

A indicação da professora para ocupar a cadeira de Sílvio Romero, um dos influenciadores do Código Civil de 1916, se deu pelo reconhecimento ao seu trabalho e sua dedicação à vida acadêmica.

Maria Creusa é autora de 11 artigos em periódicos científicos, com publicação em língua inglesa; produziu 28 capítulos de livros, nacionais e estrangeiros; organizou cinco livros nas temáticas da educação e direitos humanos e do controle da administração pública e combate à corrupção. Proferiu mais de 25 palestras, no Brasil e no exterior, sobre direito à educação de grupos vulneráveis. Na UFPB, enquanto membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), foi relatora do processo de adoção das cotas na instituição, em 2010.

Currículo

Maria Creusa de Araújo Borges é bacharel em Direito pela Unipê, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB e doutora em Sociologia pela UFPE.

Leciona Direito Civil e Direito Agrário no CCJ, no campus I da UFPB. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da universidade e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Direitos Humanos (UFPB/CNPq). Atua principalmente na área de Direitos Humanos de grupos vulneráveis, como os indígenas, e investiga ações afirmativas e cotas na universidade, entre outras temáticas que envolvem o direito à educação e a educação em direitos humanos.

É membro do conselho editorial da Revista De Jure, do Ministério Público de Minas Gerais; da Revista Espaço do Currículo, da UFPB; e da Revista Prima Facie - Direito, História e Política, da UFPB, da qual é também editora adjunta. Registra, ainda, a atuação como parecerista ad hoc de diversas publicações científicas brasileiras e como integrante do Comitê Avaliador, internacional e nacional, do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI).

Em suas atividades acadêmicas, participa de bancas de qualificação e defesa de doutorado, de mestrado, de especialização e de defesa de monografias de graduação. É orientadora de pós-doutorado, doutorado e mestrado, além de iniciação científica (PIBIC, CNPq).

ACS