Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Afonso Celso Scocuglia lançará quatro livros na Biblioteca Central da UFPB

Afonso Celso Scocuglia lançará quatro livros na Biblioteca Central da UFPB

O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Afonso Celso Scocuglia lançará quatro livros no Hall da Biblioteca Central (BC), no campus I da instituição, em 7 de março, às 17 horas. A atividade, realizada em parceria com a Editora UFPB, faz parte da programação da BC para recepção dos calouros da universidade.
publicado: 08/03/2018 10h05, última modificação: 05/04/2019 16h22

Serão lançados os títulos “As Provas da Ditadura na Política e na Educação: o Inquérito Policial Militar (IPM) da Paraíba (1964-1969)”, “Ditadura Militar no Brasil: a vez e voz dos perseguidos”, “Histórias da Educação Popular do Tempo Presente” (organizado em cooperação com o também professor da UFPB Luciélio Marinho da Costa) e “Discursos da Educação Popular Contemporânea: encontros com Michel Foucault e Paulo Freire” (em colaboração com o pesquisador Volmir José Brutscher).

Durante o evento, haverá mesa redonda com a presença dos autores, da coordenadora da BC Maria de Fátima Alves e da diretora da Editora UFPB Izabel Lima. Em seguida, ocorrerá apresentação musical e sessão de autógrafos. A quem comparecer ao evento, será concedido desconto de 30% para a aquisição das publicações inéditas, cujos preços variam de R$ 40 a R$ 50.

Afonso Celso tem experiência em pesquisa nas áreas de História, Arquivologia e Educação. Nos últimos anos, dedicou-se a investigações nos Arquivos da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). No mês passado, ministrou, em Portugal, aulas públicas na Universidade do Algarve, na Universidade do Porto e no Instituto Paulo Freire sobre globalização contra-hegemônica, a partir da perspectiva da educação crítica e problematizadora do filósofo e pedagogo brasileiro Paulo Freire.

Lançamentos

Autor: Afonso Celso Scocuglia

Sinopse: Este é o quarto livro resultante de pesquisas realizadas com o incentivo de Bolsa de Pós-Doutorado e de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, ambas do CNPq, cujo foco central é a ditadura militar na Paraíba, no Brasil. Os outros três livros foram: Histórias Inéditas da Educação Popular: do Sistema Paulo Freire aos IPMs da ditadura (Cortez Editora, 2001); Populismo, Ditadura e Educação: história e memória dos anos 1960 (Editora UFPB, 2009) e Ditadura Militar no Brasil: a voz e a vez dos perseguidos (Editora UFPB, 2013). Tal cerne vem desde a graduação realizada na Universidade de Campinas (Unicamp), nos anos 1970, até os dois pós-doutorados em Ciências da Educação (Université de Lyon, 2008/2009) e História e Filosofia da Educação (Unicamp, 2009/2010), passando pelo Mestrado em Educação de Adultos (UFPB, 1988) e pelo Doutorado em História (UFPE, 1997). Ademais, está presente nos trabalhos de docência, pesquisa e orientação desenvolvidos no Departamento de Fundamentação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, chegando ao memorial aprovado no Concurso de Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (2014/2015). Nesta trajetória, vários artigos, capítulos de livros, conferências, seminários, entre outros, completam este esforço que passa também pelos estudos da obra de Paulo Freire, um dos educadores marcados pela ditadura militar brasileira.

Ditadura Militar no Brasil: a vez e voz dos perseguidos

Autor: Afonso Celso Scocuglia

Sinopse: Em suas pesquisas, o autor toma a Paraíba como referência brasileira de um tempo presente e busca compreender como os discursos e as representações dos órgãos repressivos da ditadura, inclusive por meio de Inquéritos Policias Militares (IPMs), foram determinantes na desmontagem de um quadro político, antes marcado pelos avanços da educação politizada nas organizações das Ligas Camponesas, no movimento político-cultural intenso, na participação decisiva da imprensa e na organização sindical, entre outros.

Histórias da Educação Popular do Tempo Presente

Organizadores: Afonso Celso Scocuglia e Luciélio Marinho da Costa

Sinopse: A história da educação popular do tempo presente foi e está sendo lastreada por mudanças paradigmáticas significativas. Se, durante largo tempo, as várias vertentes dos marxismos predominaram enquanto bases teóricas praticamente únicas, isso já não mais ocorre. O foco da politicidade das práticas educativas populares exacerbadas, em detrimento de uma maior acuidade pedagógica, teve seu caminho reestruturado. O grande tronco comum estabelecido sob a égide do legado de Paulo Freire vem sofrendo acréscimos significativos e cada vez mais aprofundados. As releituras contemporâneas dos campos múltiplos da educação das camadas populares têm sido realizadas à luz de novas práticas, que vão dos campos da saúde ao empreendedorismo solidário, da reconstrução de histórias e memórias inéditas aos amplos e renovados espectros da educação de jovens e adultos.

Autores: Afonso Celso Scocuglia e Volmir José Brutscher

Sinopse: Este livro tem como objeto de estudo os discursos da educação popular contemporânea, considerando o saber e o poder. Caracteriza-se metodologicamente como abordagem teórica, inscrita nos referências da análise dialética e da análise de discurso. O problema que se coloca é: como (re)ler a educação popular contemporânea pela ótica das relações saber-poder presentes nos discursos de Paulo Freire e de Michel Foucault? O objetivo geral consiste em abordar os discursos da educação popular contemporânea, buscando, na análise das relações saber-poder de Foucault e Freire, contribuições para renovar a educação popular no Século XXI, como teoria político-pedagógica.

-------

O catálogo completo da Editora UFPB pode ser conferido aqui. http://www.editora.ufpb.br/sistema/press/index.php/press

Fonte: ACS | Pedro Paz. Fotografia: arquivo pessoal do docente.