Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Agência de Cooperação Internacional da UFPB reúne-se com alunos selecionados pelo Promobi 2023

publicado: 20/04/2023 09h21, última modificação: 20/04/2023 09h28
Na ocasião, foram tratados com os alunos selecionados as etapas e os preparativos para a mobilidade acadêmica

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) reuniu, nesta quarta-feira (10), na Pró-Reitoria de Graduação (PRG), os 22 estudantes aprovados no edital vigente do Programa de Mobilidade Internacional (Promobi) 2023-2024. A seleção foi realizada pela Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB.

Na abertura do encontro, o professor Sandro Marden, presidente da ACI, parabenizou os estudantes selecionados no Promobi, colocando a Agência à disposição para ajudar nas dificuldades e maximizar as experiências acadêmicas inerentes ao intercâmbio. O professor também pediu aos selecionados para que, ao retornarem, divulguem a experiência e “estimulem outros graduandos a participar dos editais, uma vez que o combustível para expandir a mobilidade estudantil da UFPB é o testemunho de vivências exitosas”.

Em seguida, a diretora de Mobilidade Acadêmica da ACI, professora Ana Luiza Braga, detalhou aos estudantes selecionados os tipos de acordo estabelecidos entre a UFPB e as instituições parceiras, as etapas da mobilidade e os preparativos importantes para o intercâmbio, como passaporte, visto, seguro-saúde e as exigências médicas para adentrar nos países.

Além disso, na ocasião também foram tratadas as regras de cada universidade no que diz respeito à quantidade e ao início das atividades acadêmicas no exterior, o que deve acontecer em setembro deste ano ou em fevereiro de 2024, uma vez que os centros de ensino no exterior, sobretudo os europeus, não seguem o mesmo calendário das universidades brasileiras.

“Há universidades que, por exemplo, aceitam alunos de outros países em qualquer semestre, outras limitam a quantidade de discentes estrangeiros por período letivo. Nesse sentido, reunimos todos aqui para que, em comum acordo, eles decidam quando vão”, explicou a professora.

Nesta edição do Promobi, participaram instituições de ensino localizadas em países europeus e da América Latina. Os estudantes selecionados são graduandos de diversas áreas do conhecimento, como direito, psicologia, comunicação em mídias digitais, arquitetura e urbanismo, dentre outros.

Para Clara de Paiva, aluna do 7º período de psicologia, a grade curricular do curso oferecido na Universidade de Granada, na Espanha, com várias disciplinas relacionadas à psicologia social, foi fundamental para sua escolha pela instituição espanhola. “É uma área pela qual tenho muito interesse e isso me deixou ainda mais empolgada para realizar a mobilidade acadêmica”, disse.

Sobre o Promobi

O Programa de Mobilidade Internacional (Promobi) seleciona discentes da UFPB interessados em cursar um ou dois períodos de mobilidade acadêmica internacional em uma das universidades com as quais a instituição possui convênio. O Promobi não disponibiliza bolsa ou ajuda de custo aos estudantes, sendo de responsabilidade dos alunos providenciar a documentação exigida e o transporte à universidade anfitriã.

Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins