Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Agência Inova-UFPB realiza a 6ª Premiação de Inovação Tecnológica Delby Fernandes

publicado: 28/11/2022 16h35, última modificação: 28/11/2022 17h01
Serão entregues ao todo 110 prêmios de patentes e softwares da UFPB

Foto: Pixabay

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, nesta quarta-feira (30), no auditório da Reitoria, a cerimônia de premiação 2022 do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes, promovido pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB). No evento, serão agraciados os inventores do ano de 2019, ano em que a UFPB foi bicampeã nacional em depósitos de patentes, sendo reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2020.

O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes reconhece os esforços de pesquisas tecnológicas desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos-administrativos na Instituição. O evento terá início às 19h30, com credenciamento a partir das 18h30. Conduzindo o evento, na mesa de abertura, estarão o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e a presidente da Inova, Profa. Kelly Gomes.

De acordo com a presidente da Inova, serão entregues ao todo 110 prêmios de patentes e softwares da UFPB, referentes a 2019. Além disso, segundo ela, serão apresentadas as Startups da UFPB, as tecnologias licenciadas e as parcerias com as empresas realizadas neste ano. “O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e técnicos administrativos. Em especial, aos esforços de transferir essas tecnologias para o mercado, atendendo a uma demanda da sociedade. Este ano, vamos destacar os licenciamentos realizados e o fomento ao empreendedorismo paraibano e a realização de Projetos P,D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) estimulados pela Inova”, informou a Profa. Kelly Gomes.

Os convidados a participar da cerimônia são, em sua maioria, inventores das patentes e autores dos programas de computador (softwares) depositados no ano de 2019 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Confia aqui a lista dos criadores e suas soluções tecnológicas.

A Inova-UFPB, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFPB, por meio de sua Diretoria de Propriedade Intelectual (DPI), tem promovido entre 2015 e 2019 essa premiação de inovação. Entretanto, nos anos de 2020 e 2021 o evento teve que ser postergado em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV-2. A cerimônia de premiação contará com a presença de inventores e de empresas de diversos setores da sociedade, bem como de agências de fomento à pesquisa e inovação.

Sobre Delby Fernandes

O professor Delby Fernandes foi um abnegado em nome da Farmácia. Dedicou toda sua vida profissional à criação e manutenção do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da UFPB. Esteve presente no LTF desde o lançamento da pedra fundamental, trabalhando com afinco em todas as etapas da construção, e foi seu diretor por 25 anos.

Sua ideia de fundar o LTF se baseou na sua visão de que o estudante deveria "aprender fazendo". Lutou bravamente para que os médicos e hospitais regionais aceitassem e utilizassem os medicamentos ali produzidos. Ao cabo de alguns anos o LTF já contava com uma linha de produção de mais de 200 medicamentos, cosméticos e saneantes distribuídos por uma grande parte da rede de hospitais públicos do Estado da Paraíba, atendendo também a alguns hospitais particulares.

Ascom/UFPB com informações do DPI/Inova-UFPB
Foto Ilustrativa: Pixabay