Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Agenda de lives da UFPB: veja programação até sábado (6)

Agenda de lives da UFPB: veja programação até sábado (6)

Serão discutidos Covid-19, temas de saúde, educação indígena e robótica
publicado: 02/06/2020 19h43, última modificação: 05/06/2020 17h06
Somente a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFPB já identificou mais de 100 ações de pesquisadores nas redes sociais digitais, nesta quarentena. Crédito: Reprodução/IngredienteComunicação/Autor Desconhecido

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dá início a mais uma semana de lives nesta quarentena. Serão discutidos Covid-19, temas de saúde, educação indígena, robótica e muito mais. Abaixo, confira a programação até sábado (6):

Terça-feira (2)

Às 15h, o Programa de Pós-graduação em Enfermagem promove live com o tema “Em tempos de Covid-19: impacto na saúde materna e perinatal”. A convidada é a mestranda e enfermeira obstétrica Anna Frassom.

Também às 15h, o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) realizará a primeira live de uma série de encontros semanais para este período de quarentena. No bate-papo de desta terça (2), o tema será “O Calendário Suplementar da UFPB e o estudante com deficiência”, com a participação do coordenador do comitê e da assessora do órgão no campus II (Areia), respectivamente Rafael Monteiro e Ana Cristina.

Às 19h, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia  realizará um webnário pela plataforma Google Meet. O professor Edson Lucena coordenará o encontro, que irá debater “O papel das coordenações estaduais de saúde bucal frente à pandemia da Covid-19: perspectivas e desafios".

Centro Acadêmico de Medicina Napoleão Laureano está realizando uma série de lives interativas sobre as residências médicas. Também às 19h, debaterão Ginecologia e Obstetrícia. Para o bate-papo, foram convidados Priscilla Pereira, residente no Hospital das Clínicas da UFPE e o estudante Luan Marcolino, integrante da Liga Estudantil de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba.

Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia convida, às 19h30, os estudantes e profissionais da área de saúde da UFPB e demais instituições de ensino para participarem da  live “Comunicação em saúde em tempos de pandemia ”. Os palestrantes são os professores Dyego Carlos Souza e Divaldo Lyra Junior.

O 4º Círculo de Cultura Freireana do Centro de Ciências Aplicadas e Educação promove debate on-line sobre “Educação nos territórios Indígena da Paraíba e Rio Grande do Norte.”. O bate-papo acontece a partir das 19h30, pela plataforma digital Google Meet e rede social Facebook

Quarta-feira (3)

O Grupo de Estudos de Ambientes Fluviais Semiáridos (GEAFS) discutirá, às 20h, em seu canal no YouTube, “Hidrologia superficial e domínio do fluxo hortoniano – rios efêmeros e intermitentes”.

Quinta-feira (4)

Escola de Educação Básica da UFPB promove, às 16h, a live “Ler e contar histórias em casa”. As convidadas são a professora Patrícia Ramos e a contadora de histórias Aline Alencar.

O Grupo de Estudos de Ambientes Fluviais Semiáridos (GEAFS) debaterá, em seu canal no YouTube, também às 16h, “SIG através da Linguagem Computacional R”.

No mesmo horário, às 16h, o Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Matemática, realizará palestra sobre “Geometria algébrica: desenvolvimentos recentes e tendências futuras”, pelo Google Meet. O encontro será conduzido pela professora do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Carolina Araújo.

Às 21h, o Grupo de Cultura e Estudos em Turismo (GCET) abordará o tema “Pós-graduação entre desafios e conquistas”, com a participação das pesquisadoras Alessandra Queiroz e Ana Carina. A transmissão será através do perfil do grupo no Instagram.

Sexta-feira (5)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática tornará pública a defesa de doutorado intitulada "Fractional Powers Approach of Operators for Abstract Evolution Equations of Third Order in Time", de Lucas Araujo Santos. A transmissão às 10h, através da Plataforma Google Meet.

Com o diálogo sobre “Feminismo e violência contra as mulheres em tempos de pandemia”, o Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social realizará um encontro on-line das 17 às 19h. As convidadas serão as professoras Flávia Carvalho e Débora Klippel, além da assistente social Kaliandra de Oliveira.

Para quem deseja aprender conceitos básicos sobre robótica, o Ramo Estudantil da UFPB promoverá o workshop ROS (Robotics Operational System). O encontro será ministrado pelo professor Tiago Nascimento, às 20h. Para se inscrever, basta acessar este link.

Expondo o tema “Geopolítica da competição sino-americana”, o professor da UFPB Augusto Teixeira irá participar de live também às 20h, por meio do perfil da 25° Edição do maior Encontro de Estudantes de Relações Internacionais da América Latina no Instagram.

Sábado (6)

Com o tema “Convivendo consigo mesmo no isolamento social: reflexões em torno do espelho, de Machado de Assis”, Núcleo de Atendimento Escola Psicológica convida para uma live às 17h. O bate-papo será com as professoras do Departamento de Psicologia da UFPB, Marísia Oliveira e Sandra Souza.

Após a exibição do filme Coringa, lançado em 2019 e dirigido por Todd Phillips, o projeto Cine & Medicina promoverá debate sobre as alterações comportamentais no indivíduo diante de uma sociedade doente, com a psiquiatra Raysa Medeiros. A transmissão on-line ocorrerá a partir das 19h, por meio do perfil do projeto no Instagram.

Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB