Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Agenda de lives da UFPB: veja programação de 25 a 29 de maio
conteúdo

Notícias

Agenda de lives da UFPB: veja programação de 25 a 29 de maio

Haverá debate sobre cloroquina e bate-papo com o cineasta Torquato Joel
publicado: 25/05/2020 21h26, última modificação: 27/05/2020 17h56
Pesquisadores têm promovido ações on-line e de interesse público durante isolamento social. Foto: Angélica Gouveia

Pesquisadores têm promovido ações on-line e de interesse público durante isolamento social. Foto: Angélica Gouveia

Dando sequência às lives de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nesta quarentena, o projeto de divulgação geocientífica semanal do grupo Geodestinos recebe, nesta terça (26), às 11h, o professor da UFPB Giovanni Seabra. O bate-papo discutirá Geoconservação e Geoturismo em ambientes subterrâneos. Além disso, o docente irá compartilhar suas experiências e aventuras em ambientes cársicos, com trilhas e roteiros turísticos.

Com o diálogo sobre a “ideologia e luta de classes na contemporaneidade”, o Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social se reuni para realizar um encontro on-line também nesta terça-feira (26), às 17h. O ministrante é Wécio Pinheiro, professor efetivo da UFPB, das áreas de filosofia política e ontologia social.

Do mesmo modo, às 19h desta terça-feira (26),  a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Bagnólia Costa, com experiência na área de Ciências Farmacêuticas, participará de bate-papo sobre o uso da Cloroquina para combater o novo coronavírus (Covid-19), organizado pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba (UNIESP Centro Universitário).

Também às 19h desta terça (26), o Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, por meio da Assessoria de Extensão, realiza no Youtube a videoconferência sobre "Contribuições à Paleo-Conectividade da Paisagem do Semiárido Brasileiro, conduzida pelo professor Antônio Carlos de Barros Côrrea (UFPE).

Na quarta-feira (27), às 17h, o dialógo será a respeito da educação em tempos de pandemia, na TV Rede Unida. Para debater essa questão, os convidados serão Luciano Gomes (UFPB) e Edméa Santos (UFRRJ), com mediação de Paula Cerqueira (UFRJ). É possível acompanhar a transmissão através do canal da emissora no Youtube.

O Mover Frente Social Progressista promove, também na quarta-feira (27), às 21h30, o encontro “Reflexões sobre a Interação Universidade – Sociedade do Brasil”. O debate será mediado por Talles, engenheiro ambiental, e terá como convidados Swamy Soares, doutor em educação; Luciano Rufino, mestre em políticas públicas; e Angela Santos, assistente social. Para acompanhar a transmissão, basta se inscrever.

Na quinta-feira (28), às 16h, a Biblioteca Central da UFPB realizará o seminário on-line “Ferramentas para a bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica”. O objetivo é apresentar  ferramentas que ajudem na qualidade e realização dos trabalhos científicos.

A assessoria de extensão do CCHLA, buscando continuar as ações dos projetos de extensão durante o isolamento social, está desenvolvendo a segunda atividade online para o mês de maio. Na quinta (28), às 15h, ocorrerá a aula pública “Saúde mental, precarização do trabalho e democratização do ensino no contexto da pandemia da COVID-19” vinculada ao projeto “A Extensão Ocupa a Praça”. A atividade contará com a emissão de certificados para os/as participantes.

O Grupo de Estudos de Animais Selvagens (UFPI) dará palestra on-line com o tema “Biodiversidade e Saúde: dos serviços ecossistêmicos às pandemias”, ministrada pela médica veterinária e professora da UFPB, Fabiana Lopes Rocha. A apresentação acontecerá na quinta (28), às 17h, pela Plataforma Google Meet. O link para inscrição está na bio do GEAS/UFPI no Instagram.

Dando continuidade às atividades neste período de quarentena, o Diretório Central dos Estudantes da UFPB realizará, nesta quinta-feira (28), às 17h, uma live sobre o trabalho das ONG’S e associações ambientais na quarentena. As convidadas serão as estudantes Danielle Siqueira (@daniellesiqueirabo) e Carol Dias (@_caarooldias), que fazem parte do Conselho Diretor e Científico da Associação Guajiru, que atua em todo o litoral da Paraíba.

Ainda na quinta (28), às 18h, ocorrerá a primeira live do III Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A temática será “conversas sobre presença cênica”, com o professor Eduardo de Paula (UFU). O evento busca realizar conversas que contribuam para o fomento de discussões e estudos que se relacionem com as artes cênicas.

A Pró-reitoria de Pós-graduação da UFPB, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), realizará a transmissão ao vivo “Consequências da pandemia da Covid-19 sobre os sistemas agroalimentares” na quinta (28), às 19h.

Pesquisadores do Grupo de Cultura e Estudos em Turismo abordam, na quinta-feira (28), às 21h, a “vivência da atividade profissional exercida dento de um navio de cruzeiros”. O debate será pelo perfil do grupo no Instagram e terá a presença dos debatedores Adriano Terrazzan, professor formado em Comunicação Social, e Adriana Bambilla, professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB.

Na sexta-feira (29), a partir das 15h, o Grupo de Estudos em Filosofia e Crítica Social discutirá "Pandemônio e COVID-19: microfacismo e o ódio como forma de vivenciar a política” com a participação dos professores Wécio Araújo (UFPB), Mariana Fischer (UFPE) e Érico Andrade (UFPE). A conversa será mediada por Érika Araújo, mestranda de Filosofia da UFPB, através do perfil do grupo no Instagram.

Levando em conta a importância do debate sobre arte e cultura para a qualidade de vida das pessoas que se encontram em isolamento social, o projeto Mostre seu talento convida, nesta sexta-feira (29), às 17, o cineasta Torquato Joel. O encontro acontecerá por meio de transmissão ao vivo no perfil do projeto no Instagram @mostreseutalentoufpb. Na ocasião, o cineasta falará a respeito de suas experiências e como elas repercutiram para o cenário audiovisual do estado da Paraíba.

A fim de promover um debate sobre o ensino da geografia durante a pandemia do Covid-19, a doutoranda da UFPB, Nathália Rocha, apresentará os principais desafios que os docentes devem enfrentar durante esse período de confinamento. O diálogo ocorrerá na sexta (29), às 16h, através do perfil_ do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Instagram.

Ainda na sexta (29), o Ramo Estudantil IEEE UFPB realizará, às 20h, um workshop sobre inteligência artificial.  Na oficina, acontecerá implementação de uma rede neural que fará uma classificação binária a partir de dados relacionados ao diagnóstico do câncer de mama. O link de inscrição pode ser acessado na bio no Instagram do grupo.

O projeto Cine & Medicina irá exibir no sábado (30), às 19h, o filme coreano “Parasita”. A transmissão será através da plataforma online Nimo.tv. Após a exibição , haverá uma live com a psicóloga Gerlandia Arnaud, a fim de discutir o reflexo das diferenças psicossociais no contexto da pandemia. 

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB