Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ALPB aprova Moção de Aplausos para o Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB

publicado: 14/05/2022 09h10, última modificação: 14/05/2022 09h10
Autoria da propositura foi do Deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior

Foto: Angélica Gouveia

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em sessão plenária ocorrida nesta quarta-feira (11), Moção de Aplausos ao Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A autoria da propositura foi do Deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior.

O parlamentar destacou a importância do IPE para o estado da Paraíba, do atendimento que ele oferta aos idosos e as orientações para o desenvolvimento de estudos, pesquisas, cursos e outras atividades. “O IPE/UFPB é um instituto de suma importância e garantidor dos direitos fundamentais dos idosos”, justificou o autor do requerimento.

Conforme disse o Deputado ao justificar a homenagem, cada pessoa vivencia o envelhecimento de maneira diferente, pois as ações de cada um e a reação do seu metabolismo interferem negativa ou positivamente no processo de envelhecimento e no desgaste nos tecidos corporais.

“É de suma importância que os idosos, que passam por esse processo, consigam encontrar meios e formas de tornar o processo menos penoso. O poder público deve garantir ao idoso acesso à saúde e criar serviços alternativos de saúde para o idoso. Ademais, deve prevenir, promover, proteger e recuperar a sua saúde”, explicou o parlamentar João Bosco Carneiro Júnior.

O IPE, no Campus I da UFPB, foi criado em 2015 e inaugurado em 2019. Conduzido pela equipe executiva formada pela Profa. Antonia Lêda Oliveira Silva (Presidente), Prof. Robson Antão de Medeiros (Vice-Presidente) e outros profissionais, o IPE tem aproximadamente 800 idosos cadastrados, atualmente.

A Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, dispõe sobre o Estatuto do Idoso e traz consigo vários direitos das pessoas idosas. Conforme o Deputado, as instituições que trabalham com essa vertente, o envelhecimento, como é o caso do IPE, asseguram que esses direitos fundamentais sejam preservados.

O IPE tem o condão de formar e habilitar profissionais de saúde (e áreas afins) sobre envelhecimento. Além disso, destina-se a produzir conhecimentos neste campo do saber e, ao mesmo tempo, contribuir com orientações para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e atividades de extensão neste eixo temático, oferecendo formação e atividades de ensino de graduação e pós-graduação na UFPB.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou a Profa. Antonia Lêda Oliveira Silva e a equipe que integra o IPE, parabenizando também a iniciativa do Deputado João Bosco Carneiro Júnior pelo reconhecimento a um dos órgãos fundamentais da UFPB.

“O Deputado João Bosco Carneiro está de parabéns, assim como todos os nossos parlamentares que endossaram essa Moção de Aplausos. O Instituto Paraibano tem dado contribuições sucessivas, é um instituto em pleno crescimento, importante, inclusive, nesse contexto em que a população envelhece, mas um envelhecimento de qualidade. O IPE está promovendo essas ações, sobretudo, por meio da equipe que não para de trabalhar, de pensar em cursos e atividades em favor de pessoas da terceira idade. Então, parabenizo o IPE, reconhecendo a sua importância no contexto da UFPB, e desejo que sigamos cada dia mais agindo de forma propositiva em favor da sociedade paraibana”, afirmou o Reitor Valdiney Gouveia.

A Profa. Antonia Lêda Oliveira Silva ressaltou a importância dessa Moção de Aplauso ao IPE, que é uma referência na América Latina, no âmbito de universidades públicas federais, no estado da Paraíba, e ressaltou o papel social da UFPB, de promover transformações sociais, com a responsabilidade de produzir conhecimentos e fazer com que esses conhecimentos tragam benefícios social, intelectual e econômico para a sociedade. “Nesse caso particular, no envelhecimento, assegurando aos idosos que seus direitos fundamentais sejam preservados”, comentou a docente, lembrando que esse papel social “é cada vez mais desafiador, frente às expectativas de uma sociedade que envelhece”.

Assim, reforçou Profa. Antonia, a missão do IPE é gerar conhecimentos sobre envelhecimento e saúde, bem como oferecer formação de profissionais, em uma perspectiva interdisciplinar, para intervirem no campo da saúde da pessoa idosa a partir de um espaço de práticas de promoção da saúde voltado ao envelhecimento saudável e ativo.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia