Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluna da UFPB recebe menção honrosa no 2º Prêmio Tiradentes do Ministério da Defesa

publicado: 28/12/2022 09h46, última modificação: 28/12/2022 09h46
Iniciativa contou com parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Foto: Antônio Oliveira

A aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Maria Eduarda Laryssa Silva Freire recebeu, no último dia 15, menção honrosa na segunda edição do Prêmio Tiradentes, referente ao Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN), realizado pelo Ministério da Defesa em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC).

A dissertação da egressa Maria Eduarda, intitulada “Planejamento Baseado em Capacidades como Potencializador da Interoperabilidade: as experiências australiana e canadense transformadas em insumos para o caso do Brasil”, foi defendida no ano de 2021.

Sob orientação do Prof. Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior (UFPB) e coorientação do Prof. Peterson Ferreira da Silva (ESD), a discente Maria Eduarda desenvolveu sua pesquisa de forma a apresentar importantes insumos para o estudo e a prática da Gestão de Defesa. Por meio do estudo comparado, a dissertação extrai lições valiosas sobre a interoperabilidade, a adoção e a implementação do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC), sistemática de planejamento de defesa em uso pelo Brasil. Para isso, a comparação do Brasil com países mais avançados na implementação do PBC foi um artificio metodológico fundamental. Ela explica que observou casos da Austrália e do Canadá para trazer insumos ao Brasil. Os resultados da dissertação da estudante da UFPB objetivaram contribuir para o desenvolvimento de uma estrutura de defesa mais moderna e integrada entre as suas partes. Os avanços trazidos por este trabalho concedem à pesquisa um caráter de originalidade, cujo objetivo maior é o de fornecer contribuições relevantes à Defesa Nacional.

Foto: Antônio Oliveira

Realizado bienalmente, o Concurso MD/CAPES de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN) - Prêmio Tiradentes estimula e amplia o conhecimento em assuntos relacionados à Política Nacional de Defesa, às ações da Estratégia Nacional de Defesa e aos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, entre outros temas.

O primeiro lugar na categoria Tese foi para Ricardo Maroquio Bernardo, que estudou a importância do uso de aeronaves remotamente pilotadas na vigilância de áreas restritas. A sua tese envolve computação e inteligência artificial para pensar soluções autônomas que possam prover a vigilância de fronteiras e de instituições sensíveis a pessoas não-autorizadas.

O primeiro lugar na categoria Dissertação, Tenente-coronel Clovis Martins de Souza, da Força Aérea Brasileira, abordou o tema que investiga acidentes em lançamentos espaciais no Brasil. Segundo ele, seu estudo permitirá a investigação de ocorrências de possíveis acidentes com veículos lançados do Centro Espacial de Alcântara.

O concurso, que contribui com a consecução do 9º Objetivo Setorial de Defesa – Estimular os Estudos de Defesa, recebeu 150 inscrições de todo o Brasil. A premiação visa reconhecer a excelência e o mérito acadêmicos. A cerimônia de premiação teve a abertura realizada pelo General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Chefe de Educação e Cultura do MD, e pela presidente da CAPES, a Profa. Cláudia Mansani Queda de Toledo.

Ascom/UFPB
Fotos: Antônio Oliveira/Ministério da Defesa