Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunas da UFPB desenvolvem ferramenta para capacitação em higiene de alimentos

Alunas da UFPB desenvolvem ferramenta para capacitação em higiene de alimentos

publicado: 22/11/2022 15h30, última modificação: 22/11/2022 15h30
O trabalho foca no combate às doenças transmitidas por alimentos

Foto: Divulgação

Estudantes do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram uma ferramenta para capacitação em higiene de alimentos. Trata-se de um treinamento audiovisual com base no Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC 216 de 2004) que já foi aplicado em uma turma de 56 alunos da graduação em Gastronomia da instituição, em setembro de 2022.

Esse treinamento tem por objetivo auxiliar o público na aquisição e desenvolvimento de conhecimento na área de boas práticas de higiene de alimentos, e permite, ainda, analisar o impacto da ferramenta junto aos alunos.

O curso foi desenvolvido no Laboratório de Restaurante Didático do CTDR, pelas alunas Lisa Almeida e Júlia Andrade, sob orientação da docente Noádia Priscila, do Departamento de Gastronomia. A criação se deu no âmbito do Programa Acadêmico de monitoria “Impacto do treinamento on-line de curta duração no conhecimento e prática de higiene alimentar nos estudantes de gastronomia”.

Ainda que tenha sido criado pensando no público do curso de gastronomia, a ferramenta pode ser aplicada junto a outros grupos que necessitem da capacitação em higiene de alimentos, seja dentro ou fora do âmbito acadêmico. Tratam-se de vídeos, com duração total de 2h30, que estão disponíveis na plataforma Google Sala de Aula. O curso contém seis módulos, nos quais foram abordados os temas normas de higiene de alimentos; higiene das instalações; higiene dos manipuladores; higiene ambiental; higiene durante o preparo e documentação.

Lisa Almeida, bolsista do projeto e uma das criadoras da ferramenta, explica que o método de uso possui uma etapa inicial de aplicação de um questionário com perguntas que versam sobre conhecimentos, atitudes e práticas sobre higiene de alimentos, na sequência os alunos têm acesso aos vídeos de treinamento.

Ao final, os participantes do curso respondem ao mesmo questionário aplicado antes do treinamento para que a equipe do projeto possa avaliar a eficácia, os impactos positivos no conhecimento, atitudes e nas práticas de higiene dos cursistas.

Na primeira aplicação da ferramenta, com 56 alunos do bacharelado em Gastronomia, foi verificado o aumento no percentual de acertos das questões de conhecimento, atitudes e práticas. “Ao final da análise, observamos que a oferta do curso em plataforma digital foi eficaz para a mudança positiva dos conhecimentos, atitudes e práticas com relação à higiene e segurança dos alimentos dos alunos e, dessa forma, auxiliá-los a evitar falhas e erros que possam a vir tornar-se a causa de doenças transmitidas por alimentos”, explicou Lisa Almeida.

A bolsista destaca que há grande importância no desenvolvimento de novas ferramentas e técnicas na área de higienização dos alimentos, uma vez que no Brasil, restaurantes e padarias (serviços de alimentação) são o segundo principal local onde ocorrem surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), chegando a representar 9,3% dos locais de origem. Lisa também pontua que a má manipulação de alimentos e falhas no processo de produção dos alimentos pelo manipulador foram reportadas como a causa principal de DTAs, além de um fator fortemente associados a surtos.

“Logo, devido ao importante papel que o manipulador possui nos serviços de alimentação para a prevenção de surtos e preservação da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, o treinamento constitui uma importante ferramenta para os estudantes de bacharelado em gastronomia da UFPB que passam a executar a manipulação dos alimentos ou treinar outros profissionais para exercer tal função de maneira segura, eficiente e eficazmente”, disse Lisa.

Para ela, participar no desenvolvimento do projeto de monitoria foi uma experiência enriquecedora pela oportunidade de ajudar na construção e aquisição de conhecimento dos discentes, ao mesmo tempo que aprofundou os próprios conhecimentos sobre a higiene de alimentos e boas práticas, os quais serão aplicados constantemente na futura vida profissional no setor de serviços de alimentos.

Quem desejar saber mais ou ter acesso à ferramenta para aplicação pode entrar em contato com as criadoras pelo Instagram @lab.restaurante.didatico_ufpb.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Divulgação