Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluno da UFPB é premiado em concurso nacional de monografias da Secretaria de Orçamento Federal

publicado: 10/02/2022 19h30, última modificação: 10/02/2022 19h32
Monografia conquistou o segundo lugar na premiação que reconhece trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na Administração Pública

Foto: Divulgação

O Aluno egresso do curso de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wellington Charles Lacerda Nóbrega, foi agraciado com o segundo lugar no XI Prêmio SOF de Monografias, promovido pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, tendo a Escola de Nacional de Administração Pública (Enap) como responsável pela realização da edição 2021/2022.

A monografia “Política Monetária e Gestão da Dívida: A Contribuição da Maturidade dos Títulos Públicos na Dinâmica de uma Dívida Estável” obteve destaque na premiação que tem por finalidade estimular a pesquisa sobre orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas e que reconhece trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na Administração Pública.

O trabalho submetido ao prêmio é derivado de um dos capítulos da tese de doutorado “Ensaios em Macroeconomia: Política monetária, gerenciamento da dívida pública, multiplicadores fiscais e incerteza macroeconômica”, do ano de 2020. O professor Cássio Bessaria foi orientador do projeto e explica que o alinhamento entre os objetivos da pesquisa com os fins da premiação foi a principal motivação para realização da inscrição para o prêmio, por se tratar de um trabalho inédito para o Brasil e que contribui para o debate sobre a importância do alongamento do prazo de maturidade da dívida pública.

A dívida pública é aquela contraída pelo governo para financiar as despesas que não se consegue pagar apenas com a arrecadação de tributos ou outras fontes de receita. Assim, para cobrir esse déficit orçamentário, a captação de recursos pelo governo acontece por meio da emissão de títulos públicos ou pela assinatura de contratos. Posteriormente, os títulos públicos são pagos aos credores acrescidos de juros ao fim de determinado prazo.

O trabalho premiado avalia como as variáveis fiscais e monetárias interagem com a estrutura de maturidade da dívida (prazo de vencimento dos títulos públicos), bem como os efeitos da política de gerenciamento do prazo médio dos títulos públicos sobre a dívida, estrutura a termo das taxas de juros e a dinâmica do ciclo econômico.

Como resultados, o trabalho aponta a importância da coordenação entre as políticas monetária e fiscal e sugere que os gestores da dívida pública devem usar um horizonte de longo prazo na emissão de títulos públicos para diminuir os efeitos de instabilidade da política monetária sobre a dívida pública, haja vista que o rendimento dos títulos está ligado à taxa de juro. Desta forma, quanto maior o alongamento do prazo de resgate dos títulos públicos, menor será o impacto de um aumento na taxa de juro sobre a dívida pública.

Prof. Cássio Bessaria

A respeito da premiação, o professor orientador Cássio Bessaria destaca a importância de participar de concursos, sejam eles nacionais, regionais ou internacionais. “No caso em específico, temos um trabalho de tese que teve dois dos seus três capítulos premiados em concursos nacionais. Esse resultado mostra que os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Programa de Pós-graduação em Economia estão em sintonia com o debate econômico nacional e têm contribuído para a tomada de decisões dos gestores públicos”.

O autor da pesquisa, Wellington Charles Nóbrega, também fala sobre a satisfação em ter o trabalho reconhecido. “O prêmio SOF é a materialização de dois anos de dedicação para o desenvolvimento do trabalho. Considero a premiação relevante por ser promovida pela instituição responsável pela coordenação do orçamento da União. Quanto à aplicabilidade, a pesquisa busca mostrar alternativas para o controle ou estabilização da dívida pública, pauta bastante relevante no atual contexto da economia brasileira.

A premiação para o segundo colocado no XI Prêmio SOF de Monografias inclui certificado, troféu, além de valor em dinheiro.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou Wellington Charles Nóbrega pela premiação e por evidenciar o nome da UFPB em âmbito nacional.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins