Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da graduação em Psicopedagogia da UFPB publicam capítulo em livro internacional

publicado: 18/05/2023 17h22, última modificação: 18/05/2023 17h22
Obra trata sobre realidade aumentada e inteligência artificial

Foto: Divulgação

Os discentes Vagner Ramos Dantas e Vanide Alves dos Santos, ambos do curso de Bacharelado em Psicopedagogia, do Centro de Educação(CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicaram o trabalho Exergames, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada: Conexões para o Corpo e Experiências Sensoriais como capítulo de livro da obra internacional Realidade Aumentada e Inteligência Artificial: A Fusão das Tecnologias Avançadas, da editora Springer.

O capítulo dos estudantes da UFPB, sob orientação do professor Mateus David Finco, versa sobre a Realidade Aumentada (AR) como uma das tecnologias mais proeminentes na promoção de experiências imersivas e sensoriais.

O estudo abordou as principais tendências da Inteligência Artificial (IA) por meio de game engines – que são capazes de juntar e construir todos os elementos de um jogo – e a aplicação  em sistemas complexos de Deep Learning (aprendizagem profunda).

Também foi estudada a customização de modelos eficientes para engajar e monitorar a interação humana de forma imersiva em atividades como saúde e bem-estar. O estudo, realizado especialmente para a publicação, ilustra a importância de outra área em crescimento, o entretenimento, que vem trazendo novas conexões com a Realidade Virtual (RV) na mais nova geração de jogos eletrônicos de interação corporal ampla (os exergames).

De acordo com os autores, na atualidade os exergames visam conectar movimentos corporais com jogos por meio da imersão sensorial da AR, potencializando novas possibilidades para a evolução dos videogames.

Para o professor Mateus Finco, também Assessor de Internacionalização do Centro de Educação, é fundamental o constante incentivo aos discentes para a participação em publicações em língua estrangeira, assim como na aprendizagem de outros idiomas.

“Isso contribui para a elevação e qualificação de nossos cursos de graduação e programas de pós-graduação. Ademais, é uma grande oportunidade de futuros trabalhos colaborativos com outras instituições estrangeiras, por assim estarmos em contato direto com a comunidade científica internacional”, destacou o docente.

A Springer é uma editora mundial baseada em Berlim, na Alemanha, a qual publica livros-texto, livros de referência acadêmica e periódicos de artigos com revisão por pares, com foco em ciência, tecnologia, matemática e medicina.

A edição do livro Realidade Aumentada e Inteligência Artificial: A Fusão das Tecnologias Avançadas foi organizada por Vladimir Geroimenko, da Universidade Britânica no Egito e contou com as contribuições de reconhecidos pesquisadores, professores universitários e estudiosos da Eslovênia, Ucrânia, Austrália, EUA, Sérvia, Emirados Árabes Unidos, Grécia, Romênia, Reino Unido, Egito, China, França, Japão, Itália, Espanha, Brasil e Portugal.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins