Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB ganham prêmio de iniciação científica em simpósio de pesquisa operacional

publicado: 08/11/2021 18h15, última modificação: 08/11/2021 18h53
Alunos apresentaram solução para um problema de uma grande empresa multinacional de automóveis

Os estudantes do curso de Engenharia de Computação do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lara di Cavalcanti Pontes e Carlos Vinícius Costa Neves, são os vencedores do Prêmio de Iniciação Científica da 53ª edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2021), realizado em João Pessoa, pelo CI/UFPB e a Sociedade Brasileira Pesquisa Operacional (SBPO), no período de 03 a 05 de novembro, com atividades no modo virtual.

Os alunos, sob orientação do professor Anand Subramanian, apresentaram a pesquisa intitulada "O problema de sequenciamento com restrições de cadência". O estudo apresenta uma solução para um problema de uma grande empresa multinacional de automóveis, que precisa produzir carros com diferentes níveis de mão de obra, e os carros mais complexos não devem estar próximos uns dos outros na linha de produção.

Segundo explicam os estudantes, "trata-se de um problema de sequenciamento com tarefas organizadas em conjuntos, que não podem ser colocadas consecutivamente mais que um dado número de vezes ou devem ser espaçadas por um certo número de posições ao longo da sequência".

A premiação, em forma de certificado, revela o alto grau de qualificação dos alunos que produziram o paper para o evento.

Esta é a segunda vez que a SBPO premia um aluno da UFPB. Durante a edição do evento, em 2015, o aluno Vitor Nesello, do Centro de Tecnologia (CT), ganhou o Prêmio de Iniciação Científica, também com a orientação do docente Anand Subramanian.

Confirma neste link mais informações sobre o Simpósio da SBPO.

Reportagem: ASCOM/UFPB com informações da ASCOM/CI/UFPB
Edição: ASCOM/UFPB