Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB podem solicitar carteira de estudante a partir de segunda-feira (08)

publicado: 02/03/2021 19h03, última modificação: 02/03/2021 20h43
Documento, com validade até 31 de março de 2022, custará R$ 17

Mais de 30 mil estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão solicitar carteirinha a partir da próxima segunda-feira (8). A aquisição do documento, com validade até 31 de março de 2022, custará R$ 17. Haverá isenção para quem tem Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Tanto a solicitação quanto a entrega serão por meio de agendamento, através de plataforma a ser divulgada nesta quinta-feira (4), no perfil do Instagram do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB, responsável pela emissão do documento. O endereço é @dceufpb2021.

“Será disponibilizado um canal único para tratar da isenção e das solicitações de carteirinhas de estudante. É exclusivo para quem tem vínculo com a UFPB”, contou Ruan Navarro, aluno do curso de Ciências Biológicas e coordenador geral da Gestão Todos(as) de Uma Vez, atualmente a frente do DCE da UFPB.

A entrega das carteirinhas será feita na sede do diretório, no Centro de Vivências, no campus I, em João Pessoa, próximo ao Restaurante Universitário e de agência do Banco do Brasil, em horário a ser definido. O prazo para resgate do documento dependerá da demanda. A confecção das carteirinhas obedecerá à ordem das solicitações.

Ruan Navarro esclareceu que, quando o estudante for buscar sua carteirinha na sede do DCE da UFPB, deverá apresentar documento com foto e declaração de vínculo com a instituição (impresso ou através de smartphone). No local, haverá sinalização para garantir distanciamento social e disponibilização de álcool em gel, conforme orientações da Comissão de Biossegurança da UFPB.

“O DCE está em articulação com a Comissão de Biossegurança da UFPB, atenta aos decretos e a medidas preventivas que evitem contaminação pelo novo coronavírus. Sendo assim, as atividades do DCE respeitarão os protocolos de biossegurança da UFPB e da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirmou o coordenador geral.

A carteirinha de estudante é reconhecida em todo o território nacional, sendo possível registrar, no documento, os números da carteira de identidade ou RG (Registro Geral) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Ela garante benefícios como meia-passagem em transportes públicos na Grande João Pessoa (PB) e interestaduais, além de meia-entrada em sessões de cinema, teatro, shows e outros tipos de eventos culturais.

O processo de confecção de carteirinhas na UFPB foi aprovado pela Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor em João Pessoa (Procon-JP) em 24 de fevereiro. Na esfera estadual, deverá ser autorizado nos próximos dias. Mais detalhes sobre a aquisição da carteirinha de estudante na UFPB podem ser consultados através do e-mail dcesocialufpb@gmail.com.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins