Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB publicam livro em português e latim sobre o mito de Apolo e Dafne, segundo o poeta Ovídio

publicado: 26/04/2023 15h58, última modificação: 26/04/2023 15h58
Obra é voltada para interessados em mitologia e literatura greco-latinas

Foto: Divulgação

Alunos do curso de Licenciatura em Letras Clássicas (grego e latim) e do mestrado em Estudos Clássicos e Medievais do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicaram o livro “Apolo e Dafne”, obra bilíngue, em latim e português, voltada aos estudantes da área e interessados em mitologia e literatura greco-latinas.

O livro fala a respeito de Apolo e Dafne, mito grego tratado pelo poeta latino Ovídio na obra Metamorfoses, com foco no primeiro dos 15 livros que compõem a obra clássica. Na obra dos estudantes da UFPB, Apolo e Dafne são objetos de estudo e de tradução do latim para a língua portuguesa.

De acordo com a obra dos alunos da UFPB, o mito conta a história do amor do deus Apolo por Dafne, uma ninfa que posteriormente é transformada em árvore. Esse amor é causado por uma flecha de ouro lançada em Apolo por Cupido, durante uma disputa. Cupido também acerta Dafne, com uma flecha de ponta redonda, de chumbo, que desperta a repulsa ao amor.

O livro Apolo e Dafne foi produzido ao longo dos dois últimos anos pelas graduandas do curso de Licenciatura em Letras Clássicas Jaqueline Rayane de Moura Lima, Luciene Viana de Brito e pela aluna egressa Lisandra Dias; bem como pelos alunos concluintes do mestrado em Estudos Clássicos e Medievais Hamilton Sérgio Nery de Medeiros e Robson Lucena Carneiro. Apolo e Dafne é o primeiro material produzido pelos autores no Lectio Classica, grupo de estudos voltado às Línguas e Literaturas greco-latinas da UFPB.

Para Hamilton Medeiros, um dos autores da obra, a publicação busca alcançar aqueles que necessitam de materiais voltados aos estudos greco-latinos, em língua portuguesa. “O material fornece informações importantes aos estudantes da área e da temática pois contém capítulos introdutórios acerca da vida do poeta latino Ovídio e um estudo da metrificação do poema, além de notas explicativas”, disse o estudante.

A obra conta ainda com tradução para a língua portuguesa do texto do mito de Apolo e Dafne, presente nos versos de 452 a 567 do livro I das Metamorfoses, do poeta Ovídio.

O livro Apolo e Dafne pode ser acessado gratuitamente no formato e-book clicando aqui. Informações adicionais sobre a obra podem ser solicitadas pelo e-mail: lectioclassica@gmail.com.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins