Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB vão aos EUA para se especializar em cirurgias de coluna

Alunos da UFPB vão aos EUA para se especializar em cirurgias de coluna

Curso apresentará técnicas inovadoras para hérnia de disco, tumor na medula e sífilis
publicado: 31/10/2019 20h01, última modificação: 31/10/2019 20h01
Estudantes integram a Liga Acadêmica de Neuroanatomia Clínica, coordenada pelo professor André Oliveira (no centro). Crédito: Divulgação

Os estudantes de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Gustavo de Paula, João Medeiros, Lucas Alexandre e Fábio de Lima Júnior vão aos EUA na semana que vem, para se especializar em cirurgias da coluna. O curso será realizado no M.A.R.C. Institute, em Miami, na Flórida, de 9 a 14 de novembro, e os capacitará em técnicas inovadoras para o tratamento de doenças como hérnia de disco, tumor na medula, sífilis e siringomielia.

“Este curso de cirurgia da medula espinal inclui procedimentos abertos e percutâneos para manejo da dor, cirurgia endoscópica espinal, assim como cirurgias espinais minimamente invasivas do osso occipital até o sacro, anterior, posterior e lateral”, explica o professor do Departamento de Morfologia André Oliveira que, mais o também docente Ronald Farias, é responsável pelo intercâmbio dos estudantes.

Segundo Oliveira, o workshop internacional reunirá os principais cirurgiões de coluna vertebral do Brasil. “Os quatro estudantes tiveram isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 17 mil. A ideia é revisar e propor novas técnicas cirúrgicas desta área de atuação nos cadáveres frescos do instituto, além de abrir o espaço para discussão entre os profissionais que estão envolvidos nestes procedimentos”.

Na avaliação do professor, o curso permitirá uma atualização/aperfeiçoamento da neurocirurgia de coluna na Paraíba, representada pelo Ronald Farias, que é neurocirurgião e coordenador do encontro. A formação ainda implicará em uma produção científica inédita em Neuroanatomia, através de publicação de e-book e de aplicativo, coordenada pelo professor André Oliveira.

“Este evento também proporcionará networking com os mais renomados cirurgiões de medula espinal, neurocirurgiões e ortopedistas do Brasil, EUA e Portugal”. Essa integração poderá favorecer também parcerias e acordos de cooperação internacional entre a UFPB e o M.A.R.C. Institute.

Ascom/UFPB