Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Animação em 3D da UFPB atinge mais de 270 mil visualizações no Youtube

Animação em 3D da UFPB atinge mais de 270 mil visualizações no Youtube

Produção conta evolução das tecnologias na educação
publicado: 09/07/2020 21h20, última modificação: 09/07/2020 21h21
Vídeo requisitado por universidades brasileiras e de Portugal e Espanha, na Península Ibérica, tem contribuído na formação de professores. Crédito: Rafael Luna e Emanuelle Cabral

Animação em 3D produzida pelos ex-estudantes do curso de Comunicação em Mídia Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rafael Luna e Emanuelle Cabral, atingiu mais de 270 mil visualizações no Youtube.

Produção conta evolução das tecnologias na educação. Requisitada por universidades brasileiras e de Portugal e Espanha, na Península Ibérica, a animação tem contribuído na formação de professores.

O vídeo foi criado no final de 2016, enquanto Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Rafael Luna, para o projeto “DIAS - Dos desafios da Aprendizagem Significativa aos Mistérios da Autoeducação”, do curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB.

O projeto, coordenado pelos professores Alexandre Maschio e Signe Silva,  é voltado para o desenvolvimento e produção de tecnologias para uso em processos educacionais, com vigência desde 2015.

O conteúdo teórico para a animação em 3D foi levantado pela aluna Emanuelle Cabral, que estava trabalhando sobre tema para o seu TCC, orientado pela professora Signe.

“Meu papel foi transformar esse conteúdo teórico em um vídeo de animação, sob a orientação do professor Jorge Barcelos”, conta Rafael Luna, hoje no mercado como Designer de animação.

Segundo o criador da animação, ainda hoje, muitos professores não têm a dimensão das ferramentas de ensino que estão disponíveis graças aos avanços tecnológicos.

“Nossa ideia foi ajudá-los nessa demanda. Além disso, ainda há uma carência de material que aborde esse assunto e que os auxilie nesse tipo de capacitação”.

Para Rafael Luna, a animação é uma linguagem que encanta tanto crianças quanto adulto. A trilha sonora traz uma carga emocional bastante forte, potencializando a mensagem transmitida, tocando não apenas a razão, mas os sentimentos.

“Temos música e imagem alinhados intencionalmente para conectar qualquer tipo de pessoa, mesmo que não esteja envolvida diretamente com a área da educação”.

Desafio

Foram necessários seis meses para concluir o vídeo. “Foi um desafio contar uma história que se iniciava nos primórdios da humanidade, quando ainda nos comunicávamos desenhando nas paredes de cavernas, e que avança até os dias atuais, quando nos comunicamos pela internet”.

Embora tenha optado por fazer uma animação em 3D, Rafael Luna trabalhou para que parecesse com desenhos animados simples, o mais minimalista possível.

“Usei pouquíssimas cores em cada cena, cerca de três ou quatro, e tanto os personagens quanto os cenários foram formados a partir de formas geométricas básicas, como esferas, cubos e cilindros”.

De acordo com Rafael Luna, apesar do curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB oferecer uma boa estrutura para os alunos, animação em 3D requer computadores poderosos.

“A ideia de usar um estilo minimalista, com elementos simples nas cenas, nos ajudou a contornar essa dificuldade e acelerar o processo. É um trabalho difícil, mas muito divertido e ficamos bem felizes com o resultado final”.

O trabalho foi o impulso que Rafael Luna precisava para entrar de cabeça na área de animação em 3D. A experiência prática que adquiriu ao longo de todo o processo foi fundamental para seu crescimento profissional.

“Na época, eu já havia estagiado em algumas agências de publicidade de João Pessoa, mas não havia trabalhado especificamente com animação em 3D”.

No seu ponto de vista, poucos têm esse conhecimento e é um mercado que carece de profissionais com perfil, por isso, há uma grande demanda por esse tipo de produto.

“Realizar todas as etapas do processo de animação em 3D, encontrar dificuldades e buscar soluções para superá-las foi o que me ajudou a entrar nesse mercado. Hoje é minha área de atuação profissional”.

Reportagem: Carlos Germano e Pedro Paz | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB