Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Apenas 58,8% dos alunos formados pela UFPB oriundos de outros estados exercem profissão na Paraíba

publicado: 08/09/2021 17h18, última modificação: 08/09/2021 17h19
Mais de 83% dos paraibanos que terminaram o curso na UFPB permanecem na Paraíba atuando profissionalmente

Foto: Angélica Gouveia

Estudo realizado pelo Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (LEMA), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), revela que 83,1% dos paraibanos formados pela instituição exercem sua profissão na Paraíba. Esse quantitativo cai drasticamente para os formados na UFPB oriundos de outros estados: 58,8% atuam profissionalmente na Paraíba.

O estudo feito pelo LEMA, por solicitação da Reitoria, é baseado no Sistema de Acompanhamento dos Egressos da UFPB (SAEGO) de 2000 a 2018 que estão no mercado de trabalho. O intuito do levantamento é contribuir com as atuais discussões que vêm ocorrendo em todo país sobre o estabelecimento do critério de bonificação regional na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que pleiteiam vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na universidade e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições do estado da Paraíba. A ação afirmativa, ao tempo em que busca estimular o acesso dos estudantes residentes no Estado ao ensino superior, promove a qualificação da população da Paraíba e o desenvolvimento regional.

Conforme os dados levantados pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, o percentual médio de ocupação de vagas na UFPB por estudantes de outras Unidades da Federação nos últimos cinco anos gira em torno de 28,15% para o conjunto de cursos da instituição. Em alguns cursos esse índice é ainda mais elevado, como Relações Internacionais (59,54%), Engenharia Química (53,08%), Medicina (50,93%), Direito – Santa Rita (40,76%) e Psicologia (39,43%).

No Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, já adotaram a bonificação regional, assim como diversas outras universidades brasileiras.

O tema estará na pauta do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB nesta quinta-feira (09) e deverá ser apreciado em reunião que acontece a partir das 9h.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia