Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Assessoria da UFPB apoia estratégia de comunicação da Andifes
conteúdo

Notícias

Assessoria da UFPB apoia estratégia de comunicação da Andifes

Plano para durante e depois da quarentena será estabelecido por colégio de gestores
publicado: 17/06/2020 23h11, última modificação: 18/06/2020 10h24
Durante os debates por meio do Youtube, foi lançado vídeo com uma síntese das ações das Ifes até o momento. Crédito: Youtube/Reprodução

Durante os debates por meio do Youtube, foi lançado vídeo com uma síntese das ações das Ifes até o momento. Crédito: Youtube/Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (17), a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representada pelo jornalista Marcus Alves, participou de reunião do Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

O objetivo do encontro, dentro da programação do I Congresso da Andifes, foi planejar estratégia de comunicação para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o país, durante e depois da quarentena, quando deve ser estabelecida uma nova normalidade. 

Ao longo dos debates por meio do Youtube, foi lançado vídeo com uma síntese das ações das Ifes até o momento. 
Em 7 de maio, a UFPB registrou 16 das 17 ações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), no combate à pandemia do novo coronavírus. Isso só foi possível devido ao trabalho de divulgação da Ascom da UFPB, para as comunidades interna e externa e por meio da imprensa local, regional, nacional e internacional. 

No dia seguinte, em 8 de maio, a federal paraibana bateu todas as metas estipuladas pelo MEC, com a publicação, pela própria Ascom da UFPB, do desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, por pesquisadores da casa, em parceria com especialistas de outros Estados, a partir da identificação das sequências de proteínas virais que conseguem induzir uma resposta imunológica protetora. 

Em entrevista coletiva no dia 11 de maio, a Andifes destacou a contribuição das Ifes no combate à pandemia. Na época, a UFPB reunia 24 pesquisas promissoras. No país, foram computadas 823. 

Programação nesta quinta (18) 

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) debaterá, nesta quinta-feira (18), dentro da programação do I Congresso da Andifes, os desafios das universidades federais na promoção de acessibilidade e inclusão no contexto da pandemia do novo coronavírus. 

A mesa-redonda virtual, com interpretação simultânea em Libras, ocorrerá das 10h ao meio dia, no horário de Brasília, por meio do aplicativo Google Meet. É possível participar também pelo telefone + 1316-350-7272, cujo Número de Identificação Pessoal (PIN) é 755413329. 

À tarde, das 14 às 16h50, ocorrerá  plenária nacional, na qual será apresentada uma síntese das apresentações e reuniões ocorridas no primeiro dia do congresso. 

I Congresso da Andifes, realizado nestas quarta (17) e quinta-feira (18), tem o objetivo de discutir a realidade e o futuro das universidades federais. O evento é on-line, devido à orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

No primeiro dia de atividades, nesta quarta (17), das 9h ao meio dia, a federal paraibana promoveu live concomitante às demais instituições de ensino, com o intuito de apresentar síntese dos reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis de retomada das atividades. 

* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB