Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Atletas da UFPB garantem medalha nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia
conteúdo

Notícias

Atletas da UFPB garantem medalha nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia

publicado: 04/05/2023 14h43, última modificação: 06/05/2023 10h46
Pela primeira vez UFPB participou da edição dos Jubs Praia

Foto: Divulgação

Entre os dias 23 e 30 de abril, a cidade de São Luís, no Maranhão, foi sede da 12ª edição dos Jogos Universitários Brasileiro de Praia (JUBs Praia), que reuniu cerca de 1,6 mil pessoas representando todos os estados brasileiros em competições de modalidades esportivas praticadas na praia e outdoor. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) enviou, pela primeira vez, uma delegação com 03 atletas para participar das modalidades de tênis de praia e surfe.

E já na estreia nos JUBs Praia a dupla feminina do Beach Tennis da UFPB voltou para a Paraíba com uma medalha de bronze, as alunas Ana Catarina Nascimento Silva e Ana Beatriz Morais Vieira de Freitas Marinho, ambas do curso de Engenharia Ambiental, conquistaram a medalha de bronze frente a uma dupla representante do estado do Amazonas.

Para Ana Beatriz não foi a primeira experiência nos Jogos Universitários Brasileiros, ela já representou a UFPB em 2018 na categoria Judô, em anos anteriores, e  quando estudava em outra instituição de ensino superior, também foi premiada em competições de voleibol e tênis de praia, categoria mista. No entanto, foi a primeira vez que participou da edição de praia dos jogos, onde estreou a dupla com Ana Catarina.

“Eu e Catarina caímos de paraquedas na competição, o prazo para as inscrições já estavam acabando quando eu a conheci e fiz o convite para jogarmos juntas, no final deu tudo certo e só tenho a agradecer por ela ter participado ao meu lado”, disse Ana Beatriz.

A atleta acredita que os Jubs proporcionam muitas oportunidades para novos atletas, dando a chance de participar de uma competição ao lado de pessoas de todos os estados do país e que são até atletas de alto rendimento.

“Participar dos jogos é uma experiência ímpar na vida dos apaixonados por esportes como eu, esses eventos me incentivam mais a ir atrás dos meus sonhos!A experiência na competição foi muito boa, voltamos pra casa com a mochila cheia, além da alegria de ter sido pódio em uma competição nacional ficamos muito felizes por participar de algo tão inclusivo pros estudantes do país”, explicou.

Na competição de tênis de praia estiveram disputando as medalhas 10 duplas representando os estados do Ceará, Sergipe, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Maranhão, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Na competição as atletas do Mato Grosso do Sul e do Ceará conquistaram o ouro e a prata, respectivamente.

Pela primeira vez os JUBs contaram com uma competição de surfe, e a UFPB foi representada pelo atleta Samuel Eduardo Miranda dos Santos, aluno da graduação em Direito. No dia 25 de abril Samuel começou a competição na categoria masculino disputando na segunda bateria contra dois atletas de Santa Catarina e com 656 pontos o atleta ficou na 7ª colocação da competição, da qual participaram representantes de instituições de ensino superior dos estados de Pernambuco, Sergipe, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo e Maranhão e Paraíba.

O Dirigente esportivo da UFPB na competição e professor do Departamento de Psicopedagogia, Mateus Finco considerou muito positivos os resultados dos atletas da instituição nos JUBs Praia 2023, ele acredita que para a universidade é importante estar presente no cenário nacional junto às demais universidades, tanto públicas como privadas, e mostrar que existe incentivo e apoio aos acadêmicos tanto da graduação como da pós-graduação, para a participação em eventos.

“Essa participação é muito importante para que os nossos discentes possam estar motivados, engajados e treinando durante o ano, podendo assim representar as suas modalidades e também todo o seu esforço e dedicação. A competição é um espaço de novas amizades, novos contatos com atletas do Brasil inteiros e é um espaço muito importante para que os nossos acadêmicos possam compartilhar conhecimentos e estender amizades pro resto da vida”, disse Finco.

Os JUBs Praia 2023 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura Municipal de São Luís e Federação Acadêmica Maranhense de Esportes (FAME).

Próximas competições

Os Jogos Universitários Paraibano (JUPs) acontecem em João Pessoa, no mês de maio. Trata-se da etapa Estadual classificatória dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que será realizada em dois momentos, a etapa seletiva ocorre em junho em Brasília (DF), e o JUBs final ocorre em outubro na cidade de Joinville (SC).

A delegação da UFPB para os JUPs será formada por 57 estudantes, e as modalidades das quais a instituição participará são Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Badminton Feminino, Basquete Masculino, Handebol Masculino, Jiu Jitsu, Judô Masculino, Natação e Xadrez.

E as expectativas da comissão são boas, o professor Mateus Finco acredita na possibilidade de medalhas e destaca outros pontos positivos da participação dos atletas da UFPB.

“O esporte traz benefícios múltiplos aos acadêmicos que podem estar aí numa vida bastante agitada, estressada e através do esporte a gente tem uma possibilidade de um congraçamento de uma prática saudável entre os nossos discentes e esse apoio da instituição é muito importante”, afirmou Finco

Ana Beatriz que participou do JUBs Praia se juntará aos colegas atletas da UFPB para mais competições em 2023, e ela tem como alvo a classificação para os Jogos Mundiais Universitários. “Esse ano ainda tenho mais dois eventos nacionais, o JUBS seletivas que será em Brasília em junho e dará vaga para o mundial universitário; e o JUBS final em Joinville que espero muito poder participar e se Deus quiser trazer mais medalhas pro estado”, concluiu a atleta.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB