Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Barraca da Ciência é novidade no Centro de Vivências da UFPB

Barraca da Ciência é novidade no Centro de Vivências da UFPB

publicado: 22/09/2022 18h25, última modificação: 23/09/2022 15h55
A barraca será montada uma vez por mês na Feira Agroecológica Ecovárzea no Centro de Vivências da UFPB

Uma vez por mês, a partir do dia 30 de setembro, das 7h30 às 10h30, os visitantes da Feira Agroecológica Ecovárzea que acontece no Centro de Vivências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão encontrar no espaço a Barraca da Ciência.

Agricultores, feirantes e consumidores da feira, bem como a comunidade acadêmica, poderão comparecer à barraca - que terá uma estrutura de tenda - e aproximar-se do mundo científico estudado na academia.

Por meio de apresentações e contato direto com equipamentos de laboratório, dentre microscópios, lupas e outros materiais, serão realizadas atividades científicas interativas e experimentos relacionados à área da Botânica.

A programação do dia 30 de setembro, primeira atividade presencial, englobará apresentações e diálogos sobre as folhas dos vegetais, estrutura, sua anatomia, morfologia e função.

A iniciativa faz parte do projeto também intitulado de “A Barraca da Ciência: Espaço de diálogo de saberes e popularização das Ciências em Feiras Agroecológicas de João Pessoa-PB”, vinculado ao Laboratório de Botânica Aplicado a Agroecologia da UFPB (LABOAA) e ao curso de Ciências Biológicas da Instituição.

Segundo o coordenador do projeto responsável pela ação, Prof. Fernando Morais, a atividade busca corroborar com ações socioeducativas que promovam a valorização da ciência, do saber popular e da necessidade de conhecer e conservar a natureza.

“Entre os diversos espaços comuns à cultura brasileira, buscamos a integração entre diferentes atores da nossa sociedade no espaço da feira, que em nosso entendimento compreende mais do que espaço de comércio, nos habilita a entender hábitos alimentares, costumes e a própria cultura”, explicou.

“Assim, visamos promover coletivamente espaços de diálogos de saberes e fazeres, integrando e aproximando a vivência e experiência dos atores sociais que participam das feiras com a ciência produzida na academia”, completou o Prof. Fernando Morais.

Conforme o professor, por meio da troca de saberes entre a comunidade não acadêmica e acadêmica será possível divulgar e valorizar o conhecimento popular e científico, proporcionar o diálogo sobre as tecnologias e produção de conhecimento, estimular e incentivar o interesse pela natureza e consumo de alimentos sem agrotóxicos e ainda sensibilizar os participantes com relação à qualidade e segurança alimentar.

Ao todo, estão previstas 10 atividades presenciais na feira, que só serão encerradas em julho de 2023, data prevista para encerramento do projeto.

Sobre o projeto

O projeto A Barraca da Ciência foi criado em agosto deste ano e articula com ensino e pesquisa questões de sustentabilidade ambiental relacionados às práticas de agricultura sustentável.

A ação inclui disciplinas, programas e ações extensionistas já em andamento na Universidade como: Prolicen, Protut, Monitoria, Pibid, Residência Pedagógica, Pibic e Pivic e conta com a parceria do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia (NEDET) e do Laboratório de Anatomia Vegetal  (LaVeg) da UFPB.

Além dos alunos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), também estão envolvidos no projeto professores e discentes do curso de Geografia, Química Industrial, Engenharia de Materiais e estudantes do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFPB).

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins