Notícias
Biblioteca do campus Areia começa a atender em tempo real
A Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, começou a disponibilizar, por meio do Fale Conosco, chat digital para atendimento online aos seus usuários. A iniciativa busca atender cerca de 1400 alunos do CCA e é um canal aberto e direto para comunicação instantânea entre o público e a equipe da unidade .
De acordo com a coordenadora da biblioteca, Juccia Nathielle, o objetivo da atividade é incrementar o atendimento e auxiliar na prestação de informações sobre os serviços da instituição.
“É um monitoramento em tempo real para ampliar o atendimento. Com os dispositivos de celulares, podemos estar em qualquer ambiente e prestar os serviços ao usuário em qualquer momento. Rapidamente a notificação chega ao celular e já respondemos”, explica.
Ainda segundo a gestora, o monitoramento também permite a interação e trocas de informações sobre as necessidades tanto dos usuários quanto dos prestadores de serviços da biblioteca.
“Podemos também monitorar a localização do nosso usuário, criar grupos de chats e visualizar relatórios em gráficos, por exemplo, sobre o volume de conversas, o tempo de atendimento e de espera e a satisfação do usuário”, afirma.
Conforme Juccia, os usuários da biblioteca do CCA - em média 1.500 por mês - estão utilizando a ferramenta de chat digital para solicitar orientações sobre a entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), a confecção da ficha catalográfica para os trabalhos monográficos e os artigos de periódicos disponíveis para uso.
Ascom/UFPB