Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Brinquedoteca da UFPB lança guia de brincadeiras para realizar em casa

Brinquedoteca da UFPB lança guia de brincadeiras para realizar em casa

Material em PDF pode ser baixado e compartilhado através de aplicativos
publicado: 13/04/2020 15h36, última modificação: 13/04/2020 15h36
No manual, é possível encontrar jogos de adivinhação e de tabuleiro, atividades para colorir, danças e passatempos com raciocínio lógico e teatro de bonecos. Arte: Reprodução/Divulgação

No cenário de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a medida de distanciamento social implicou a suspensão de atividades nos diversos espaços educacionais frequentados por crianças, requerendo das famílias adaptações no cotidiano.

Para atender a essa demanda e visando auxiliar as famílias usuárias da Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estudantes vinculados ao projeto de extensão “Brinquedoteca: ampliando contextos de formação docente”, coordenado pela professora Maria Teresa Falcão, elaboraram o Guia Famílias Brincantes, com atividades e brincadeiras para incentivar as famílias a brincarem em casa.

No material, as brincadeiras são apresentadas por categorias e textos descritivos. Nele, é possível encontrar jogos de adivinhação, atividades para colorir, cantigas populares; brincadeiras como esconde-esconde, passa chapéu, passarás, amarelinha, trem maluco; construção de brinquedos, contação de histórias com massinha de modelar, fantoches, desenhos; danças e atividades com movimento; jogos de tabuleiro, literatura infantil, raciocínio lógico e teatro de bonecos.

Todo o trabalho contou com a revisão de um grupo de professoras do Departamento de Fundamentação da Educação e do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação, que são colaboradoras do projeto.

Ascom/UFPB