Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Caminhada Ecológica da UFPB estimula a prática de exercícios por servidores ativos e aposentados

publicado: 06/04/2022 12h43, última modificação: 06/04/2022 12h46
Atividade foi conduzida pelo educador físico Mateus David Finco, Professor da Universidade

Foto: Ícaro Maia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), realizou, nesta quarta-feira (06), a “Caminhada Ecológica: Conhecendo a beleza natural do meu campus”, com o intuito de estimular os servidores ativos e aposentados à aquisição de rotinas diárias de cuidado com a saúde mental e física.

A concentração aconteceu ao lado do prédio da Reitoria. O percurso foi de 4,8 km de extensão dentro do campus I, alternando trechos de asfaltos e trilhas.

Servidora aposentada Regina Emy Sales de Miranda, 65 anos, contou que costuma realizar suas caminhadas na UFPB e elogiou a iniciativa da Progep, pelos benefícios à saúde. “Eu moro no bairro Castelo Branco e venho a pé. Eu perdi dez quilos em um mês e meio só caminhando e fazendo dieta”, afirmou.

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, a Profa. Rita de Cássia Pereira, destacou o intuito de estimular os servidores à prática de exercícios, à integração social, bem como ampliar o conhecimento deles sobre a Instituição onde eles trabalham.

“Nós passamos boa parte do dia na UFPB, mas muitas vezes voltamos para casa sem conhecer o campus. Esse conhecimento é importante para a valorização do servidor e da Universidade”, disse a destora da Progep. Segundo ela, a intenção é ampliar ações semelhantes nos campi II, III e IV da UFPB. “Estamos planejando atividades de interiorização e de aproximação com os outros campi, fomentar a prática de exercício e de conhecimento da Universidade”, adiantou a Profa. Rita Pereira.

A caminhada foi conduzida pelo Prof. Mateus David Finco, docente de Psicopedagogia do Centro de Educação da UFPB. Segundo o educador físico, o objetivo da ação foi estimular a valorização da natureza e da atividade física.

“O intuito foi incentivar a prática do exercício e da atividade física e, com isso, estimular a contemplação da natureza, os espaços arquitetônicos da nossa Instituição, para que os servidores possam reconhecer esses momentos, que são fundamentais, de lazer e de atividade física”, explicou, pontuando a importância desses momentos, também, para o convívio social saudável, de integração e inclusão.

Organizada pela Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST/Progep), a caminhada faz alusão ao Dia Nacional da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, informou o Coordenador da CQVSST, Franklin Eduardo Júnior.

A ação teve o apoio de uma unidade móvel da GEAP, que disponibilizou equipe para aferição de pressão arterial e glicemia, além de lanches saudáveis para os participantes.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Ícaro Maia