Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campanha eleitoral diminui isolamento social na Paraíba, diz estudo da UFPB
conteúdo

Notícias

Campanha eleitoral diminui isolamento social na Paraíba, diz estudo da UFPB

Menores índices são registrados com oficialização de candidaturas, debates e comício
publicado: 10/11/2020 00h07, última modificação: 10/11/2020 12h49
Gráfico do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB relaciona a mobilidade comunitária na Paraíba e eventos pré-eleições em João Pessoa, onde se concentra cerca de um quarto da população do estado. Crédito: Labimec/UFPB

Gráfico do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB relaciona a mobilidade comunitária na Paraíba e eventos pré-eleições em João Pessoa, onde se concentra cerca de um quarto da população do estado. Crédito: Labimec/UFPB

O 28º boletim covid-19 do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revela que a campanha eleitoral diminuiu o isolamento social na Paraíba. Os menores índices foram registrados com a oficialização de candidaturas, debates políticos e comício.

Conforme a análise, publicada no último dia 5, ao relacionarem a mobilidade da população da Paraíba com a eleição municipal na capital paraibana, os pesquisadores da UFPB identificaram que a circulação das pessoas em João Pessoa – onde se concentra cerca de um quarto da população do estado – foi se intensificando na maioria dos setores presentes no estudo (lojas, mercados e farmácias; parques; vias de trânsito; ambientes de trabalho; e residências), entre o início de setembro e o final de outubro.

De acordo com o coordenador do laboratório e professor do Departamento de Economia da UFPB, Cássio Besarria, o início do período eleitoral alterou a mobilidade urbana na Paraíba, o que já era esperado, considerando que, em meio à campanha eleitoral, as pessoas tendem a ir mais às ruas para apoiar seus candidatos.

Esse acompanhamento dos índices de isolamento, realizado pelo laboratório desde o começo da pandemia no estado, considera dados oferecidos por duas ferramentas complementares: o Google e a startup Inloco – sistema de monitoramento utilizado pela Prefeitura de João Pessoa, a partir da localização registrada por meio dos celulares. 

Deve-se lembrar que a pandemia da covid-19 não acabou e que aglomerações e o abandono de políticas de isolamento social pode ser fatal”, alerta o documento do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB, que contou com a colaboração do estudante Daniel Brito, do curso de Ciências econômicas da federal paraibana.

* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB