Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campanha UFPB pela Vida é lançada no Hemocentro da Paraíba

Campanha UFPB pela Vida é lançada no Hemocentro da Paraíba

publicado: 12/05/2021 12h10, última modificação: 12/05/2021 13h21
Membros da comunidade universitária doaram sangue em evento que marca início da parceria

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Hemocentro da Paraíba lançaram, nesta quarta-feira (12), em João Pessoa, a campanha UFPB pela Vida, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de doação para ampliar o estoque do banco de sangue. O início da campanha, que se estenderá pelo ano inteiro, foi marcado pela visita, à sede do órgão estadual, dos primeiros 20 doadores da comunidade universitária, entre docentes, discentes e técnicos.

O evento contou com a presença do reitor Valdiney Gouveia, da vice-reitora Liana Filgueira, e dos seguintes representantes da UFPB: a pró-reitora de Extensão (Proex), Berla Moraes; pró-reitor de assistência e promoção ao estudante (PRAPE) Alfredo Rangel; o procurador Carlos Mangueira; o coordenador do Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS), Fábio Botelho; e os professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Ivson Bezerra e Wallace Felipe. Também participaram do lançamento a secretária-executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, e a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.

Reitor Valdiney Gouveia destacou o papel social da Universidade e a importância da adesão da comunidade universitária – formada por aproximadamente 50 mil pessoas – a essa campanha, em um momento de pandemia em que muitas pessoas estão precisando de doação de sangue para ter qualidade de vidaNo Hemocentro, os interessados em doar devem se referir à campanha 58, que é a identificação da iniciativa UFPB pela Vida. O Reitor adiantou que entrará em contato com reitores de outras universidades para convidá-los a aderir, para que a campanha ganhe cada vez mais força na Paraíba. “O que queremos, de fato, é preservar a vida”, disse o Reitor.

“Atualmente, nós observamos que os patamares dos níveis de sangue estão bem baixos, principalmente devido a essa pandemia e por carência de informação da população, então nosso objetivo é trazer essa informação para a sociedade. O intuito é fazer com que tenhamos uma maior captação de doadores”, disse o Prof. Bruno Galvão, do curso de Biomedicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB.

De acordo com a diretora do Hemocentro, Shirlene Gadelha, o banco está com estoques zerados nos tipos sanguíneos AB negativo e A negativo. Para garantir a distribuição de sangue para hospitais públicos e privados da Paraíba, o Hemocentro precisa de uma média diária de 200 a 210 doações. “O sangue tem que ser doado, ele não é fabricado e não pode ser comprado”, ressaltou.

A secretária-executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, agradeceu a sensibilidade da UFPB pela iniciativa. “Doar sangue é salvar vidas e esse projeto pode, sim, ser ampliado para todas as universidades para que a gente consiga manter os estoques adequados”, disse.

A campanha realizada pela UFPB é uma iniciativa pioneira e marca o começo de uma parceria mais ampla com o Hemocentro da Paraíba, que deverá resultar na abertura de um posto de coleta permanente no campus João Pessoa. Ainda estão sendo realizados estudos técnicos pela universidade para definição do local para instalação desse posto.

Reportagem: Milena Dantas com informações de Aline Lins
Fotos: Oriel Farias/Aline Lins