Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campus IV da UFPB apresenta demandas de infraestrutura e fortalecimento do ensino

publicado: 10/02/2021 13h56, última modificação: 10/02/2021 15h35
Direção do CCAE ressalta necessidade de consolidação do campus e compromisso com a interiorização

Investimentos em infraestrutura, conclusão de obras, assistência estudantil, segurança e fortalecimento do ensino foram as prioridades apresentadas pelo Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado em Rio Tinto e Mamanguape. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e uma equipe de Pró-Reitores realizaram uma primeira visita, no dia 05, às unidades que integram o campus do Litoral Norte, para ouvir as principais demandas da Direção.

A Reitoria tem visitado todos os campi da Universidade, todas as unidades e setores para estabelecer parcerias que visem o seu desenvolvimento. Os primeiros a serem visitados foram o Campus II (Areia) e o Campus III (Bananeiras). “O nosso propósito é, estando o tempo que estivermos à frente da UFPB, que ela possa efetivamente crescer enquanto Instituição. Queremos parcerias, queremos ver Rio Tinto e Mamanguape crescerem”, afirmou o Reitor.

campus4ccae2.jfif

A Diretora do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE/UFPB), Profa. Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, defendeu o compromisso com a interiorização e consolidação do Campus IV, que foi criado em 2006.

“Essa primeira visita foi bem importante porque nos permitiu situarmos a atual gestão das prioridades das nossas duas unidades”, informou a Profa. Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin.

A direção do Centro apresentou demandas tanto na área de gestão de pessoas, que envolve uma política visando garantir que as pessoas permaneçam nos campi do interior; demandas de infraestrutura, tais como conclusão de obras inacabadas, a exemplo do prédio administrativo, melhoria dos laboratórios e reformulação do projeto elétrico, por exemplo; aquisição de equipamentos como computadores e ar condicionados; demandas na área de ensino, como a consolidação do curso de administração, que é o mais recente, além da possibilidade de abertura de um novo curso no campus IV. Quanto à pós-graduação, a prioridade é a conclusão do prédio destinado ao seu funcionamento. E no que se refere à assistência estudantil, o foco é voltado para a unidade de Mamanguape, que não possui restaurante universitário nem residência universitária em funcionamento, necessitando de reforma e de ativação. Entre essas obras que precisam ser ativadas está a Residência Universitária e o Restaurante Universitário de Mamanguape.

Em sua fala, o reitor corroborou com a fala da Diretora do CCAE acerca da necessidade do campus IV de implementar políticas de gestão de pessoal para estimular a permanência de docentes e técnicos administrativos em Rio Tinto e Mamanguape. Ele também levantou a possibilidade de se estudar a implementação de cursos técnicos alinhados com as necessidades e potencialidades da região. A visita foi um primeiro encontro, ficando acertado que haverá em breve outras reuniões.

Além da Profa. Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin, também estavam presentes durante a visita Valter Bezerra Lima Júnior (Chefe da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação – GTIC), Daniela Karla Medeiros Vasconcelos (Chefe da Coordenação de Assistência Estudantil –  CAES), Gilkaline Meireles Pereira da Lucena (Agente de Gestão de Pessoas e representante da Assessoria Administrativa na reunião), Jefferson Randré Mendonça Pereira (Chefe da Subprefeitura Josenildo Rodrigues da Silva), Felipe Henrique Miranda da Silva, também representante da subprefeitura, e Elisa Marques Pereira da Costa (Secretária da Direção).

Já a equipe da Reitoria que acompanhou o Prof. Valdiney Gouveia foi composta por Prof. Paulo de Tarso (Pró-Reitor de Planejamento - Proplan), Prof. Fernando Perazzo (Pró-Reitor de Pós-Graduação – PRPG), Allisson Magno Rodrigues Silva (Superintendente de Logística e Transportes), Natanael Antonio dos Santos (Diretor da Editora Universitária), Oriel Farias (Assessor do Gabinete) e Aline Lins (Assessora de Comunicação).

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias/Aline Lins