Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Capes inscreve até dia 13 de fevereiro para o Prêmio Talento Universitário

Capes inscreve até dia 13 de fevereiro para o Prêmio Talento Universitário

publicado: 01/02/2022 18h39, última modificação: 01/02/2022 18h40
Premiações serão concedidas aos mil estudantes com maiores notas; inscrições devem ser realizadas até 13 de fevereiro

Foto: Pixabay

Os estudantes de graduação de todo país têm até 13 de fevereiro para se inscreverem no 2º Prêmio Capes Talento Universitário, que concederá prêmios individuais de R$5 mil para os mil participantes com as maiores notas de prova. A ação reconhece o desempenho dos alunos com alto grau de desenvolvimento de competências cognitivas.

As inscrições devem ser realizadas pelo site http://talentouniversitario.capes.gov.br. A prova terá 80 questões de múltipla escolha, todas sobre conhecimentos gerais, e será aplicada no dia 20 março. Os locais do exame serão divulgados a partir de 03 de março.

Pode participar quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ou 2020 e ingressou na educação superior em 2021. É preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar. Outra exigência é não estar em débito com a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou outras agências de fomento à pesquisa.

O 2º Prêmio Capes Talento Universitário receberá até 44 mil inscrições. A premiação vai subsidiar estudos e pesquisas da Capes para a formulação de políticas públicas para a educação superior. O resultado será divulgado a partir de abril.

Acesse o site do programa e confira o edital.

Serviço:

Prêmio CAPES Talento Universitário 2022

- Inscrições: De 26 de janeiro até 13 de fevereiro de 2022.

Site: http://talentouniversitario.capes.gov.br

- Vagas: 44 mil

Premiação: R$5 mil para os mil participantes que obtiverem as maiores notas na prova

Requisitos:

1. ter feito o Enem 2019 ou o Enem 2020;

2. ter ingressado na educação superior em 2021;

3. estar regularmente matriculado em curso de graduação, presencial ou a distância, em instituição de educação superior pública, privada ou militar;

4. não estar em débito com a CAPES, o CNPq ou outras agências de fomento à pesquisa.

- Previsão de divulgação dos locais de prova: a partir de 03 de março de 2022.

- Aplicação de prova: 20 de março de 2022.

Estrutura da prova: 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais.

- Resultado: a partir de abril de 2022.

Reportagem: CCS/CAPES
Edição: Aline Lins