Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cartilha online da UFPB orienta professores no acolhimento aos estudantes surdos

publicado: 30/07/2021 15h27, última modificação: 31/07/2021 10h03
Projeto tem objetivo de auxiliar o processo de inclusão no período remoto

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), lançou uma cartilha online de orientação para docentes sobre como receber os estudantes surdos ao longo do período letivo. A cartilha foi organizada pela Profa. Cláudia Galvão, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPB, e as estudantes de Terapia Ocupacional e estagiárias do CIA, Samara Oliveira e Shermilla Leite.

São encontrados na cartilha esclarecimentos gerais a respeito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma avaliação sobre a necessidade do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais e Português (Tilsp) em sala de aula, orientações acerca das aulas remotas, dados legais no que se refere a pessoa com deficiência (PcD) e um manual de como adaptar o processo de avaliação nas disciplinas.

Samara Lima afirmou que o objetivo, dentro do processo de criação de conteúdo, era trazer um material com orientações simples e diretas, mas respaldadas em um embasamento teórico. “Nós tivemos uma conversa com a Tradutora e Intérprete de Libras e Português, Rosenice Lima. Ela nos relatou as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos nesse período remoto com problemas de acessibilidade. Identificamos, dessa forma, a necessidade de um material acerca do assunto e decidimos que a cartilha seria uma boa estratégia”, explicou.

Entre as recomendações, o texto destaca que o professor deve exercer com o estudante surdo o mesmo papel que desempenha com os estudantes ouvintes, levando em consideração as necessidades educacionais especiais que ele apresenta. A cartilha reforça a importância da linguagem visual, pontuando o uso de mapas mentais, imagens, esquemas, fluxogramas, gráficos e o mínimo de texto na língua portuguesa possível.

O coordenador do CIA, Rafael Melo, reforçou a função de inclusão que a cartilha representa. “O intuito é dar acesso ao que é de direito: a educação. Queremos que os alunos surdos tenham o maior acesso possível aos professores e ao conteúdo ministrado por eles. Então, é necessário que os docentes organizem suas aulas, adaptem suas metodologias e busquem mais ferramentas e recursos para serem utilizados nesse período remoto”, destacou.

A cartilha online está disponível para download através do link encontrado no site do CIA.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins