Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAVN da UFPB realiza 5ª edição do Encontro do técnico em nutrição e dietética
conteúdo

Notícias

CAVN da UFPB realiza 5ª edição do Encontro do técnico em nutrição e dietética

publicado: 26/05/2023 18h16, última modificação: 30/05/2023 14h43
Inscrições abertas até 13 de junho

Foto: Oriel Farias

No dia 14 de junho, acontece o V Encontro do Técnico em Nutrição e Dietética do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) vinculado ao Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o tema "valorização profissional do TND", o evento terá palestras com especialistas e contará ainda com o depoimento de alunos egressos.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até o dia 13 de junho. A organização do evento disponibiliza 200 vagas que são direcionadas para Comunidade universitária, técnicos em nutrição e dietética (TND), Secretarias de Educação, Saúde e Turismo de municípios da região, Proprietários de serviços de alimentação, Nutricionistas e demais interessados em temas relacionados à nutrição.

Para a Profa. Jossana Pereira de Sousa Guedes, Coordenadora do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do CAVN, o evento dará visibilidade ao curso que entrega anualmente à sociedade 40 novos técnicos em nutrição. Para ela é importante debater a valorização profissional do Técnico em Nutrição e Dietética se dá pelo fato da profissão ser pouco conhecida na Paraíba, sendo o curso do CAVN, o pioneiro em escola pública no estado.

“Além disso, a profissão ainda não é regulamentada no Brasil, tornando importante esse debate. Convidamos Lo-Ruama Mendes dos Reis Santos, Técnica em Nutrição e Dietética da Secretaria de Saúde do Estado do Distrito Federal, para palestrar sobre os desafios e perspectivas no processo de regulamentação da profissão que está em curso.”

No perfil de Instagram do evento, é possível conferir um vídeo com o passo a passo para realização da inscrição. O evento é realizado em alusão ao dia do TND, celebrado em 27 de junho.

A programação do evento conta com discussões de tema de importância para os profissionais da área de nutrição, como regulamentação da profissão de Técnico em Nutrição e Dietética: desafios e perspectivas; a vida e a carreira profissional; Experiências profissionais dos egressos do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do CAVN, e áreas de atuação do Técnico em Nutrição e Dietética.

O técnico em nutrição e dietética é o profissional da área de saúde que pode atuar nas áreas de alimentação coletiva em empresas e instituições, hotéis, hospitais, clínicas, escolas, restaurantes comerciais, bufê de eventos, banco de leite humano, agroindústria de alimentos, mercados e similares, padarias e confeitarias, laticínios, açougues, comércio de produtos naturais e dietéticos, como também em políticas e programas institucionais, vigilância em saúde e fiscalização do exercício profissional.

Segundo dados do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), atualmente, há 69 Técnicos em Nutrição e Dietética na Paraíba inscritos no conselho. “Considero um número pequeno diante da importância do profissional e das diferentes áreas. Os técnicos de nutrição e dietética hoje exercem funções importantes, promovendo saúde e bem-estar para a população por meio da ciência da nutrição”, complementou Jossana Guedes.

Para mais informações sobre o V Encontro do Técnico em Nutrição e Dietética a organização disponibiliza o e-mail: nutricao.encontro.cavn@gmail.com.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias
Ascom/UFPB