Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAVN realiza seleção para ocupação das vagas de internato pleno e semi-internato

publicado: 28/01/2022 17h00, última modificação: 28/01/2022 17h19
São 145 vagas para o internato pleno para ingresso no semestre 2021.2; para o regime de semi-internato não há limite de vagas

Foto: Oriel Farias

O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade integrante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu as inscrições do Processo Seletivo para ingresso no regime de internato pleno e semi-internato para os estudantes matriculados nos cursos técnicos presenciais.

De acordo com o edital nº 01/2022 publicado pela unidade localizada no município de Bananeiras, no regime de internato o estudante tem direito à permanência no Alojamento Estudantil e ao acesso ao Restaurante Universitário. Podem ingressar estudantes regularmente matriculados nos Cursos Técnicos presenciais do CAVN, que não tenham sido reprovados no último semestre do seu referido curso e que ainda não sejam contemplados.

Para essa modalidade não podem se inscrever estudantes residentes nas zonas urbana ou rural dos municípios de Bananeiras ou Solânea, excetuando-se aqueles que apresentem dificuldades de locomoção para o CAVN ou que não sejam beneficiados pelo trajeto do transporte institucional.

Já no regime de semi-internato o estudante tem acesso apenas ao Restaurante Universitário. Para este regime também podem se inscrever os alunos ingressantes e demais matriculados nos Cursos Técnicos presenciais do CAVN.

O período de inscrições está aberto até
27 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço www.cavn.ufpb.br/inscricao .

Para o regime de internato pleno estão disponíveis 145 vagas distribuídas entre os cursos de agroindústria integrado (21), agroindústria subsequente (3), agropecuária integrado (16), agropecuária subsequente (22), aquicultura (6), laboratório de ciências da natureza (14), nutrição e dietética (21), paisagismo (20) e veterinária (22). Já para o regime de semi-internato não há limite de vagas.

De acordo com o Profº Ronaldo Ronelli, Vice-Diretor do CAVN, a unidade atende estudantes oriundos de mais de 80 cidades da Paraíba, além de alunos do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Para que estes estudantes tenham condições de realizar seu curso técnico o CAVN dispõe de 362 vagas nas residências estudantis, masculina e feminina, estando 217 já ocupadas, bem como refeições no Restaurante Universitário.

“Nosso público é, em sua esmagadora maioria, oriundo de famílias com renda per capita abaixo de 1 salário mínimo e que não teria condições de realizar e concluir um curso técnico no CAVN sem o apoio do internato pleno disponibilizado por nossa escola. Dessa forma, a disponibilidade de residências estudantis e do restaurante é um diferencial do CAVN que objetiva contribuir com a permanência e o êxito de nossos estudantes”, explicou o Vice-Diretor Ronaldo Ronelli.

Dentre os documentos exigidos na inscrição estão o Cadastro de Pessoa Física próprio do estudante, não sendo aceito o de pais ou responsáveis; documento de identificação, histórico escolar, comprovante de residência atualizado, comprovante de quitação eleitoral (para os maiores de 18 anos), comprovante de quitação militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino), cópia da Certidão de Nascimento, ou de Casamento, ou documento de identidade dos demais membros do grupo familiar; cópia dos comprovantes de remuneração mensal de todos os integrantes do grupo familiar, maiores de idade.

Segundo o Coordenador de Assistência Estudantil do CAVN, o Assistente de Alunos Manoel Serafim, atualmente, o regime de internato pleno do CAVN já consta com 112 estudantes do público masculino e 105 do público feminino, todos veteranos, com cursos em andamento. No regime de semi-internato, o CAVN apoia atualmente 115 estudantes com as refeições do Restaurante Universitário.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 8 de março. A permanência do estudante no regime de internato pleno e semi-internato está condicionada ao limite máximo do tempo necessário para conclusão das disciplinas de cada curso e ao cumprimento do Regulamento do Alojamento Estudantil do CAVN.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins