Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE promove evento para comemorar 15 anos de existência

CCAE promove evento para comemorar 15 anos de existência

publicado: 12/08/2021 10h02, última modificação: 12/08/2021 10h20
A transmissão será por meio do canal CCAE UFPB no YouTube

Foto: Aline Lins

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza de forma remota, nesta quinta-feira (12), às 19h, o evento "Interiorização do Ensino Superior: Importância e Desafios" para comemorar os 15 anos de existência do Campus IV, localizado em Rio Tinto e Mamanguape. Em celebração à data, a Reitoria da UFPB divulgou uma mensagem parabenizando toda a comunidade acadêmica que integra o campus com importância ímpar para a instituição e para todo o Litoral Norte da Paraíba.

"O Campus IV muito nos orgulha! O CCAE é referência na Universidade Federal da Paraíba, contribuindo em diversas áreas estratégicas, oferecendo o melhor, formando jovens promissores, desenvolvendo pesquisas, construindo junto às comunidades locais e representando com dignidade toda a Universidade. Muito orgulha a UFPB contar com um campus tão promissor, que queremos seguir apoiando. Em menos de um ano de gestão investimos em equipamentos de informática para promoção da inclusão digital dos estudantes, ofertamos vagas para alunos apoiadores, destinamos R$ 300 mil para conclusão do prédio da administração central e pedimos prioridade para instalar equipamentos de academia. Estamos todos à disposição do Campus IV, reitores, pró-reitores, superintendentes e diretores, e queremos expressar a vocês (professores, servidores técnico-administrativos e terceirizados) nosso afetuoso parabéns por seus 15 anos", disse o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia.

O encontro organizado pela diretoria do CCAE em comemoração ao aniversário do Campus contará com a participação de representantes do Centro e da comunidade local dos municípios de Rio Tinto e Mamanguape. A transmissão será por meio do canal CCAE UFPB no YouTube. Durante a celebração virtual, acontecerá apresentação cultural, mesa de honra, palestra e a divulgação do livro "A Pesquisa na Universidade Necessária", lançado pela editora UFPB.

Criado em 2006, por meio do “Programa Expandir”, o Campus IV e o seu único centro, o CCAE, são provas do compromisso da UFPB com sua vocação à interiorização, que levou o ensino superior para a região da Mata Paraibana, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto.

O centro começou a funcionar no Instituto Moderno (em Mamanguape) e na antiga fábrica de tecidos Rio Tinto (em Rio Tinto). De acordo com a diretora do CCAE, Angeluce Soares, essa celebração dos 15 anos é um momento muito importante na trajetória da Universidade, que tem um compromisso histórico com a interiorização do ensino superior.

“A atuação do Campus é voltada às necessidades da vida educacional, cultural, social e econômica dos habitantes das microrregiões Litoral Norte, Sapé e dois municípios vizinhos”, destacou.

Em 2008, as atividades acadêmicas do CCAE em Mamanguape passaram a ser realizadas em sede própria e, em 2009, foi o momento das atividades da Unidade de Rio Tinto também passarem a se desenvolver em espaço próprio.

O CCAE oferece treze cursos de graduação (dois desses são EAD), três mestrados acadêmicos (sendo um profissional), um doutorado e duas especializações.

Confira, abaixo, a programação completa do evento:

19h - Abertura

Mediadora:

Thaislane Balbino Ferreira (Discente de Secretariado Executivo Bilíngue)

19h05 - Apresentação cultural

Participante:

Poeta Ginaldo Mousinho

19h20 - Mesa de honra com representantes do CCAE

Participantes:

Direção de Centro/CCAE: Prof. Angeluce Soares e Prof. Erivaldo Nascimento;

Representação das Assessorias: Prof. Rafael Luis Galdini Raimundo (Assessor de Internacionalização/CCAE);

Representação dos Departamentos: Prof. Williame Farias Ribeiro (Chefe do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente/CCAE);

Representação dos Cursos: Prof. Dimmitre Morant Vieira Gonçalves Pereira (Coordenador de Ciências Contábeis/CCAE);

Representação dos Técnicos-Administrativos: Daniela Karla Medeiros Vasconcelos (Coordenação de Assistência Estudantil/CCAE);

Representação estudantil: Celestino Albino da Silva Neto (Representante discente do Conselho de Centro/CCAE);

Representação Potiguara: Capitão Potiguara;

Representação do Município de Rio Tinto: Magna Celi Fernandes Gerbasi (Prefeita Constitucional);

Representação do Município de Mamanguape: Maria Eunice Pessoa (Prefeita Constitucional).

19h50 - Palestra: Interiorização do Ensino Superior: Importância e Desafios Atuais

Palestrante:

Prof. Renato Bochicchio (Diretor de Desenvolvimento e Integração dos Campi Avançados da UFPR e Coordenador Nacional do FORCAMPI). Acesse aqui o currículo do palestrante;

Mediadora:

Prof. Angeluce Soares (Diretora do Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/ Campus IV – UFPB).

20h30 - Divulgação do livro "A Pesquisa na Universidade Necessária"

Mediador:

Prof. Erivaldo Nascimento (Vice-Diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/ Campus IV – UFPB).

20h40 - Encerramento

Mediadora:

Thaislane Balbino Ferreira (Discente de Secretariado Executivo Bilíngue).

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins