Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE realiza 2ª edição do Fórum Permanente da Sustentabilidade da UFPB

CCAE realiza 2ª edição do Fórum Permanente da Sustentabilidade da UFPB

publicado: 04/02/2021 14h50, última modificação: 04/02/2021 16h32
Evento ocorre na próxima terça-feira (9), de forma remota

A 2ª edição do Fórum Permanente da Sustentabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus IV acontece na próxima terça-feira (9), a partir das 14h, em formato online. Com o tema "Construindo uma governança regional para a sustentabilidade", o encontro terá a apresentação de projetos-piloto da UFPB que buscam alicerçar uma estratégia regional de sustentabilidade.

O evento foi criado em 2020 pela direção do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA) e pelo Grupo de Pesquisa IRIS - Inovação para Resiliência, Inclusão e Sustentabilidade.

O intuito do Fórum Permanente é aproximar ainda mais os projetos e a prática acadêmicos das comunidades e das lideranças para avançar na construção coletiva de soluções sustentáveis para o Vale do Mamanguape.

A diretora do CCAE, Profa. Maria Angeluce Barbotin, destaca que o Fórum é um espaço muito potente pois coloca a discussão da sustentabilidade ambiental no centro e, a partir daí, articula diferentes atores da comunidade universitária e da comunidade em geral para pensar soluções sustentáveis para os problemas que afetam a região.

“Sabemos que o modelo de desenvolvimento vigente não dá conta de responder aos problemas que se apresentam em nossa sociedade. Precisamos de um esforço coletivo para pensarmos soluções de novos modelos”, explicou a diretora Maria Angeluce.

O espaço é aberto a organizações governamentais e não-governamentais e a todos aqueles interessados em debater sobre como construir estratégias que integrem educação, cultura, ciência e tecnologia com a construção de um futuro sustentável e inclusivo para o Litoral Norte paraibano.

Além disso, os cursos de graduação e de pós-graduação, bem como os projetos de pesquisa e de extensão são mobilizados para, coletivamente, com as lideranças comunitárias, lideranças indígenas, prefeituras, secretarias municipais, de educação, saúde e meio ambiente, pensar soluções sustentáveis para os problemas ambientais, sociais, culturais e econômicos que afetam o Vale do Mamanguape.

O evento também terá uma mesa-redonda com gestores municipais do Litoral Norte para debater a construção de um Programa Regional de Sustentabilidade que integre projetos e políticas públicas de inclusão, cultura, conservação e desenvolvimento. Confira no folder os horários e a programação detalhada. Para participar do encontro o acesso é pelo Google Meet ou YouTube.

Programação

14h – Mesa de abertura – Construindo uma liderança regional para a sustentabilidade

Maria Angeluce S. P. Barbotin (Diretora do CCAE)

Jocélio Coutinho de Oliveira (Assessor de Extensão do CCAE)