Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE realiza V edição do Encontro Unificado

CCAE realiza V edição do Encontro Unificado

publicado: 08/11/2022 15h26, última modificação: 08/11/2022 15h38
O evento segue até hoje (08)

Foto: Proex/UFPB

Teve início nesta segunda-feira (07) a programação da V Edição do Encontro Unificado no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de Mamanguape. Durante o Encontro Unificado ocorrem simultaneamente o XXIII Encontro de Extensão (Enex), XXIV Encontro de Iniciação à Docência (Enid) e o XXX Encontro de Iniciação Científica (Enic).

A mesa abertura  do evento contou com a presença da Diretora do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da UFPB, Maria Angeluce Barbotin; e das assessorias de ensino, pesquisa e extensão do CCAE.

Na sequência houve uma mesa redonda da qual participaram a Pró-reitora de Graduação Silvana Maciel, o Coordenador de programas de ação comunitária Thiago Cavalcanti, representando a Pró-reitoria de extensão (Proex); e a Coordenadora geral de programas acadêmicos e de iniciação científica Maria de Fátima de Souza, e representando a Pró-reitoria de pesquisa (Propesq).

Para a Diretora do CCAE, Maria Angeluce, a realização do V Encontro Unificado do Campus IV é um momento muito importante para a unidade, por possibilitar a partilha de tudo que é realizado na iniciação à docência, na iniciação científica e na extensão.

“É um momento de partilhar aquilo que foi construído, ao mesmo tempo mobilizar, motivar os estudantes a se engajarem cada vez mais nos projetos, motivar também os professores a desenvolverem cada vez mais ações de iniciação à docência, iniciação científica e extensão e pra gente, em especial, depois desse período de pandemia é um momento marcante na retomada dessa vida universitária aqui no campus IV”, afirmou a gestora.

Após a primeira mesa redonda do dia, as salas de aula do CCAE deram lugar à programação do Enex. Neste ano os projetos do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) foram apresentados por meio de vídeos curtos. Já os trabalhos contemplados pelos demais editais da extensão foram apresentados em tertúlias realizadas em 05 sessões distribuídas ao longo do dia, que contaram com 02 projetos do edital de Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex), 07 projetos do edital UFPB no seu município, 04 projetos de Empresas juniores, e um projeto da Assessoria de Extensão da unidade.

O Coordenador de programas de ação comunitária da Proex, Thiago Cavalcanti, destaca a importância da Extensão Universitária no Campus IV uma vez que, de acordo com ele, o CCAE nasceu de atividades de extensão que já atuavam no Vale do Mamanguape.

“A vocação extensionista de seu corpo docente e da alta adesão dos alunos que participam das ações de extensão se materializam no número de ações que crescem ano após ano, de 2017 para cá (ano de implantação do módulo de extensão do SIGAA) são mais de 370 ações registradas, 67 das quais no ano de 2022. Destaca-se ainda o aumento no número de bolsas ofertadas em 2022 com 46 bolsas nos programas PROBEX e UFPB no seu Município”, disse Thiago.

As apresentações dos 57 projetos do ENIC ocorreram durante toda a tarde do primeiro dia de programação do Encontro Unificado, no Campus IV. As pesquisas científicas realizadas no CCAE se destacam principalmente nas áreas de meio ambiente, computação, saúde, formação de professores, educação, literatura, inovação e economia.

A palestra "30 anos de PIBIC: experiência da iniciação científica no Campus IV da UFPB" deu início a programação noturna do primeiro dia de Encontro Unificado no Campus IV. Proferida pelo professor José Jassuipe Morais, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CCAE, o evento rememorou as experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Centro.

Para a Coordenadora geral de programas acadêmicos e de iniciação científica da Propesq, Maria de Fátima de Souza, o sucesso da iniciação científica na UFPB pode ser demonstrado pelo destino de alunos egressos que se destacam como docentes e pesquisadores em todas as regiões do Brasil. Para ela o trabalho na Iniciação à docência durante a graduação é o primeiro passo para uma melhor qualificação dos futuros pesquisadores brasileiros.

“Na comemoração dos 30 anos do PIBIC na UFPB, vemos nossos egressos se destacando como docentes e pesquisadores, temos egressos em todas as esferas do setor público e privado. A nossa logomarca dos trinta anos PIBIC/CNPq/UFPB, traduz a importância de todas as áreas da pesquisa. Todas de suma importância para a educação, inovação, setor socioeconômico, tecnologia e, porque não dizer, para o futuro da humanidade”, afirmou a docente.

Segundo dia

A programação do V Encontro Unificado no Campus IV continua nesta terça-feira (08), pela manhã houve a realização da mesa redonda "A experiência das Empresas Juniores (Ejs) no Campus IV da UFPB", com o objetivo de divulgar o trabalho das Ejs e estimular tanto a participação de novos discentes quanto a criação de novas empresas.

Em 2022, a Proex, por meio do edital de Estímulo à Criação e ao Desenvolvimento de Empresas Juniores, financiou 5 projetos de criação e 9 de desenvolvimento, dos quais 4 Ejs são do CCAE, sendo o centro com o maior número de empresas juniores.

No período da manhã também aconteceu a mesa redonda "O PET Indígena e os Potiguara pelos Potiguara", na qual foram apresentados os trabalhos em curso, e os trabalhos que já foram defendidos pelos estudantes Potiguara. Na sequência foi a vez da roda de diálogo sobre “os desafios e as possibilidades do estágio no Campus IV da UFPB”.

No período da tarde e noite o encontro prossegue com a programação do ENID com apresentação de 61 trabalhos dos programas de monitoria, Programa de Tutoria (Protut), Programa de Licenciatura (Prolicen), e Programa de Educação Tutorial (PET); além das atividades do grupo de pesquisa.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Fotos: Proex/UFPB