Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCHSA realiza Leilão Público de alienação de bovinos
conteúdo

Notícias

CCHSA realiza Leilão Público de alienação de bovinos

publicado: 31/03/2022 17h32, última modificação: 01/04/2022 06h15
Procedimento licitatório busca atender à necessidade de condução de atividades didático-pedagógicas

Foto: Divulgação

O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), do campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará, no próximo dia 24 de abril, às 13h, um Leilão Público na forma presencial, objetivando a alienação de 76 bovinos.

O procedimento licitatório busca atender à necessidade de redução do quantitativo de animais por meio da alienação mediante leilão, para fins de adequação às demandas de atividades didático-pedagógicas, de pesquisa e de extensão.  A sessão será aberta a toda comunidade e pecuaristas, empresas e pequenos produtores poderão participar de quantos lotes forem de seus interesses. 

O diretor do CCHSA, Prof. George Rodrigo Beltrão, explica que os animais destinados ao leilão excedem a capacidade de alojamento adequado e a necessidade de condução de atividades didático-pedagógicas.

“A redução nos permitirá manter adequadas condições de manutenção e higienização de nossas instalações, oferecendo aos animais que permanecerão melhor atendimento das condições de sanidade e de bem-estar, manejo adequado e contenção de custos”, explica o docente. 

Todos os bovinos foram avaliados por uma comissão designada para esse fim. Os animais poderão ser vistoriados pelos interessados no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados, até cinco dias antes da data de realização do Leilão, no Laboratório de Bovinocultura do CCHSA. 

O valor de arrecadação previsto em edital corresponde a R$ 225.672,02 e, segundo informa o Prof. George, a verba será destinada à aquisição de bens permanentes para benefício da instituição: “Os recursos provenientes do leilão serão aplicados na aquisição de equipamentos para os laboratórios produtivos do CCHSA”.

O rebanho bovino existente no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias e do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” faz parte da estrutura para o desenvolvimento das atividades técnico-didático-pedagógicas, pesquisa e extensão, voltadas para os cursos técnicos, graduação e pós-graduação existentes. 

O Leilão nº 02/2021 foi publicizado pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) e será regido com base na Lei Federal nº 8.666, de 1993, e alterações posteriores pelas Leis Estaduais nº 8.213/91; 9.697/2012 e 9.821/2012, sendo declarado arrematante comprador aquele que ofertar maior lance para o lote que estiver sendo leiloado. 

Quanto à importância da arrecadação para a instituição, o diretor do CCHSA, ressalta: “Além de melhorar as condições de criação, ela oportuniza a Difusão de Genética de qualidade”.

Para mais detalhes basta conferir o edital.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação