Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCSA publica Manual de Biossegurança no formato digital
conteúdo

Notícias

CCSA publica Manual de Biossegurança no formato digital

Material no formato PDF pode ser baixado gratuitamente
publicado: 01/10/2021 18h12, última modificação: 01/10/2021 18h13

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta sexta-feira (01), o Manual de Biossegurança do Centro, no formato digital, em PDF, para acesso gratuito. O documento traz medidas de proteção e prevenção da transmissão da Covid-19. O download do material poder ser feito pela página da Editora CCTA, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB. 

O intuito do CCSA ao elaborar o documento é sensibilizar o corpo discente e a comunidade acadêmica, por meio da linguagem visual, sobre a importância do autocuidado no combate à pandemia, disseminar conhecimento e esclarecer questões sobre a Covid-19 de forma clara e trazendo uma perspectiva de que todos podem ser agentes ativos no processo do combate e controle à pandemia. 

“O objetivo do documento é trazer uma linguagem clara e visual, especialmente para os alunos, sobre autocuidado no combate à pandemia”, pontuou a Profa. Márcia Batista da Fonseca, Presidente da Comissão de biossegurança do CCSA/UFPB. 

No manual, conforme explicam os organizadores da publicação, a comunicação é feita principalmente por imagens e símbolos, elementos visuais que são a matéria-prima da informação visual. O processo de elaboração do material foi pensado para provocar sensibilização, que leva a mudança de comportamento, trazendo o despertar de ações. 

Entre os assuntos, o manual aborda as práticas corretas de higiene, as formas de prevenção de contaminação pelo novo coronavírus, informações sobre capacidade de utilização dos ambientes e sala de aula, medidas de proteção individual, entre outras informações.

* * *
Reportagem: Ascom UFPB com CCSA
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação