Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cear seleciona cinco voluntários para laboratório de fabricação digital

Cear seleciona cinco voluntários para laboratório de fabricação digital

As inscrições devem ser realizadas até esta quarta-feira (24)

publicado: 22/04/2019 16h09, última modificação: 22/04/2019 16h13
Crédito: Divulgação

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou edital no dia 18 deste mês, para seleção de cinco voluntários para o Laboratório de Fabricação Digital/Pessoal (Fablab), a ser inaugurado em breve.

As inscrições deverão ser realizadas até esta quarta-feira (24), por meio do preenchimento e do envio de formulário e de cópia do histórico escolar para o e-mail fablab@cear.ufpb.br.

Os candidatos devem ser estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFPB; ter integralizado mais de 50% do curso e com previsão de conclusão para o final do período letivo 2019.2 ou posterior; e ter disponibilidade mínima de 12 horas semanais, durante seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. Experiência prévia ou interesse na cultura maker (faça-você-mesmo, em tradução livre) será um diferencial.

A seleção ocorrerá por meio de entrevista, análise de perfis, disponibilidade e vontade de aprender do candidato. Será realizada nos dias 25 e 26 deste mês. Na sequência, os classificados serão notificados por e-mail.  Eles deverão participar dos cursos de formação; auxiliar o coordenador do Fablab, o docente Euler Macêdo, em tarefas correntes; acolher o público; e participar do laboratório segundo suas competências.

“Inauguraremos o Fablab na primeira semana de aulas do próximo semestre letivo. Os cinco voluntários nos auxiliarão na utilização de equipamentos, tais como impressoras 3D, máquina de corte laser, Router CNC, entre outros. Os cursos para utilização correta dos equipamentos e de softwares agregarão bastante conhecimento à formação dos alunos”, incentiva Macêdo.

O Fablab UFPB será um laboratório/oficina de uso compartilhado e multidisciplinar, aberto a múltiplos públicos e equipado com ferramentas de fabricação digital e prototipagem rápida, controladas por computador e operando com os mais diversos materiais de suporte.

Essas máquinas permitirão fabricação rápida, flexível e de baixo custo de objetos físicos, de modo a possibilitar a exploração criativa de ideias, o desenvolvimento de testes de conceito, protótipos e aplicações e o estímulo à cultura de compartilhamento e produção cooperada. Mais informações por meio do telefone (83) 3216.7268.

Pedro Paz | Ascom/UFPB