Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cecampe e UFPB promovem III Webinário de Formação de Gestores de Escolas Públicas da Região do Nordeste

publicado: 14/01/2022 19h09, última modificação: 14/01/2022 19h09
Evento virtual está com inscrições abertas e será realizado nos dias 20 e 21 de janeiro

Foto: Angélica Gouveia

O Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) Nordeste, vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará o III Webinário de Formação de Gestores de Escolas Públicas da Região Nordeste, nos dias 20 e 21 de janeiro, no formato virtual.

O evento, coordenado pela Direção do Centro de Educação da UFPB, tem como tema central “Execução e prestação de contas do PDDE e das ações integradas na Região Nordeste” e está sendo ofertado para os nove estados da Região Nordeste, nos quais estão distribuídos 30 polos Cecampe. Confira aqui a programação completa do webinário.

Ao todo foram disponibilizadas 5.000 vagas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia do evento. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEeventos. O Cecampe disponibilizou um tutorial com um passo a passo para cadastro e inscrição.

O evento é uma oportunidade para gestores de escolas públicas, dirigentes e técnicos das entidades executoras (EEx), Unidades Executoras Próprias (UEx) e Entidades Mantenedoras (EM), envolvidos com a gestão, execução dos programas e ações educacionais, financiadas pelo FNDE, especificamente o Programa Dinheiro na Escola (PDDE) e Ações Integradas.

Os participantes poderão conversar, debater, analisar e esclarecer dúvidas sobre os aspectos normativo-legais, conceituais e operacionais do PDDE e suas ações integradas, e sobre a gestão do Programa em estados, municípios e escolas da Região Nordeste. Serão entregues certificados.

Segundo a coordenadora do Cecampe Nordeste e diretora do Centro de Educação da UFPB (CE), Adriana Diniz, o webinário é uma ferramenta de formação, atualização, aprofundamento, intercâmbio e experiência que beneficia cursistas e entidades parceiras, incluindo a universidade e as escolas.

“Para a Universidade, ele é uma oportunidade para a instituição exercer a sua função social em relação à educação básica e formação de gestores e professores da comunidade como um todo, numa perspectiva da gestão democrática da educação e da melhoria da qualidade da educação pública da nossa região”, explicou.

Por outro lado, acrescenta Adriana, o evento também é uma oportunidade para a inclusão da educação básica no processo de formação e extensão da Universidade Federal da Paraíba, atualizando-se e promovendo um intercâmbio de experiências com outras escolas da região Nordeste.

Os Cecampes e a UFPB

Em 2018, a UFPB participou do edital público de seleção nacional e foi selecionada para ser um Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe). A UFPB foi a única Universidade do Nordeste a ser credenciada pelo FNDE como centro colaborador.

Os Cecampes consistem em unidades de referência e apoio constituídas para desenvolver ações e projetos no âmbito dos programas e ações de apoio à manutenção e melhoria das escolas, notadamente o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Agregadas.

Dentre seus objetivos, destaca-se a formação de gestores e demais agentes envolvidos com a gestão, assessoria técnica, levantamentos de dados, desenvolvimento e aplicação de modelos e métodos, produção de materiais instrucionais e elaboração e implementação de projetos de intervenção para melhoria nos programas e ações.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Ascom/UFPB