Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Ciências Agrárias completa 83 anos

Centro de Ciências Agrárias completa 83 anos

Agronomia é o curso universitário mais antigo da Paraíba

publicado: 16/04/2019 18h38, última modificação: 16/04/2019 18h38
Crédito: Divulgação

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus II, em Areia, na Região Geográfica Imediata de Campina Grande, a 130 km de João Pessoa, completou 83 anos nesta segunda-feira (15). Ao fazer um balanço de mais de oito décadas de ensino, pesquisa e extensão no interior paraibano, Manoel Bandeira de Albuquerque, atual diretor da unidade de ensino, afirma que a avaliação é a mais positiva possível.

De acordo com o gestor, o Centro de Ensino possui o único aparelho no Estado capaz de realizar mapeamento de sequenciamento de DNA. Ele destaca ainda a ênfase das pesquisas para a otimização da cultura da cana-de açúcar e da produção de caprinos e bovinos e de seus derivados no semiárido. Além disso, o CCA tem o maior viveiro de mudas florestais da Paraíba.

"O curso de Agronomia é mais antigo da Paraíba, na área civil. Em 1940, formamos nossa primeira turma. Temos algumas das graduações fundadoras da UFPB. Há oito décadas formamos engenheiros agrônomos. Na década de 1970, começamos a criar nossas pós-graduações", conta Albuquerque.

Originado da antiga Escola de Agronomia da Parahyba, depois denominada Escola de Agronomia do Nordeste (EAN), sua integração à UFPB ocorreu por meio do Decreto Presidencial Nº 62.715, de 16 de maio de 1968. Em 1978, a antiga EAN passou a ser o CCA, com quatro Departamentos: Fitotecnia, Zootecnia, Solos e Engenharia Rural e Ciências Fundamentais e Sociais.

O CCA oferece, hoje, sete cursos de graduação (Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e Química) e possui seis programas de pós-graduação. Conta com 1.300 estudantes de graduação e 350 de pós-graduação, além de 128 servidores docentes e 154 técnico-administrativos e 112 terceirizados.

Pedro Paz | Ascom/UFPB