Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Ciências Agrárias da UFPB oferece 76 vagas em curso preparatório para o Enem
conteúdo

Notícias

Centro de Ciências Agrárias da UFPB oferece 76 vagas em curso preparatório para o Enem

publicado: 20/04/2022 17h04, última modificação: 20/04/2022 17h26
A ação é direcionada a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Foto: Oriel Farias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), deu início às inscrições para o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação é direcionada para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que já concluíram ou que estejam cursando o 3° ano do ensino médio e pretendem realizar o Enem.

Para participar, os interessados devem se inscrever, até 29 de abril, por meio de um  formulário eletrônico. Na inscrição, há um questionário a ser respondido com alguns dados que serão usados como critério para seleção e/ou desempate, caso o número de candidatos seja maior que o de vagas. 

São oferecidas 76 vagas. A quantidade foi reduzida à metade, comparado a edições anteriores, devido ao distanciamento preconizado pela comissão de biossegurança do Campus II no contexto da pandemia SARS-CoV-2. 

As aulas serão realizadas presencialmente na Central de Aulas (Prédio da Mata) do Campus II da UFPB, em Areia, e acontecerão no turno da noite, das 19h às 22h10, de segunda a sexta-feira.

A aula inaugural do projeto, que dará as boas-vindas aos estudantes, ocorrerá no dia 2 de maio. Já as aulas preparatórias terão início no dia 3 de maio e seguirão até o mês de novembro, período de realização do Exame. 

Coordenado pelo Prof. Djail Santos, do Departamento de Solos e Engenharia Rural, o curso  “Pré-Enem Comunitário” do CCA é uma oportunidade de complementação de conhecimentos. Ele fornece ambiente, recursos humanos preparados, material para estudo e conhecimentos acerca dos conteúdos exigidos especificamente para o Enem. 

Dessa forma, como explica o Prof. Djail, o projeto é uma importante ferramenta, cuja proposta é melhorar o desempenho dos alunos, por meio de objetivos como incentivar os alunos a desenvolver foco e disciplina em seus estudos e melhorar o desempenho discente, preparando-o para o Enem que, juntamente com o Sisu, é a via de acesso para a universidade pública. 

Ainda segundo o professor, a ação oportuniza aos educandos a vivência no ambiente universitário, já que os pré-vestibulandos poderão interagir com os bolsistas e voluntários do projeto, conhecendo, assim, a UFPB e seus cursos, em especial, os oferecidos no campus II. 

“O projeto representa um importante momento de interação entre a Universidade e as comunidades do entorno do campus, além de propiciar a vivência de extensão e experiência didática aos discentes dos cursos de graduação do CCA, despertando vocações para o ensino do conhecimento da realidade local”, destacou o professor.

Este ano, o projeto comemora o 18° ano de atividade. Ele recebe apoio da Reitoria da UFPB desde sua criação em 2005 e conta com parcerias das prefeituras municipais, que fornecem transporte para os educandos de Areia e Remígio.

Os professores integrantes da equipe são: Ana Márcia Targino de Oliveira (Gramática), Arthur de Oliveira Soares (Física), Elissandra Alvares Chiberio (Sociologia), Gabriel Soares Araújo (Matemática), Kelliny Pereira de Pádua (Redação), Josielma Pereira Leal (Biologia), Karolina Rosa Rodrigues de Morais (Química), Leticia Iasminy Jacinto Lima (Espanhol), Natan Luis Rodrigues da Silva (Inglês), Nathan Schineider Ferreira Lopes (Literatura), Thays Maia de Sousa Marques (História) e Vitória Araújo Costa (Geografia). Auxiliam na coordenação geral do curso preparatório os bolsistas do projeto: Aline Feliciano Martins e Adônis Firmino de Assis Pereira. A  supervisão pedagógica é de Lucimere de Souza Oliveira. 

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira e Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Oriel Farias/Divulgação