Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Ciências Agrárias da UFPB realiza a XVII Semana de Agronomia

Centro de Ciências Agrárias da UFPB realiza a XVII Semana de Agronomia

publicado: 09/09/2022 18h34, última modificação: 09/09/2022 18h34
As atividades ocorrem no Campus II da UFPB, na cidade de Areia

Foto: Divulgação

Entre os dias 24 e 27 de outubro o Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus II, em Areia, realiza a XVII Semana de Agronomia, com o tema "Agronegócio na Paraíba: Cenário Atual e Perspectiva".

A programação será composta de oficinas, minicursos, visitas técnicas, rodas de conversa  e apresentação de trabalhos em pôster ou oral. A organização prevê a participação de 400 pessoas entre alunos, professores, agricultores e profissionais ligados à área das Ciências Agrárias.

Há ainda a possibilidade de submissão de resumos expandidos para apresentação de trabalhos, que serão publicados nos anais do evento.  Os melhores trabalhos além de premiados, serão publicados como artigo na Revista Brasileira de Meio Ambiente. O prazo final para submissão é 18 de setembro e a organização do evento disponibilizou, além de um modelo do documento, um tutorial de como realizar a submissão.

Os trabalhos poderão ser inscritos em um dos 06 eixos temáticos: Produção Agrícola, agroecologia, fitossanidade e ciência do Solo; Recursos Hídricos, engenharia agrícola, climatologia e tecnologia Rural; Educação ambiental e agrícola, meio ambiente, ecologia e sustentabilidade; Ciência e tecnologia dos alimentos e agroindústria; Administração, economia rural e empreendedorismo; Produção e sanidade animal.

De acordo com Lázaro Franco da Silva, aluno do curso de Agronomia e presidente do Diretório Acadêmico de Agronomia do CCA, um dos organizadores do congresso, o evento tem por objetivo fazer alusão ao dia do agrônomo, que será celebrado em 12 de outubro, e comemorar os 86 anos do curso de Agronomia na UFPB, o primeiro curso do CCA, e sua ação na comunidade por meio de ideias inovadoras e empreendedoras com debates que permeiem a qualificação profissional sobre os sistemas de produção agrícola dos mais diversos, atendendo desde ao agronegócio multinacional até à pequena produção familiar.

“Também queremos reunir as empresas, os produtores e alunos para ampliar esse contato e trazer um benefício mútuo para os participantes. A expectativa é atingir nesse evento que tem um viés acadêmico, um número maior de produtores, e a gente já está em contato com algumas secretarias de agricultura para trazê-las para o nosso evento e trazer os produtores também para a nossa Universidade”, disse Lázaro.

Sobre o CCA

O Centro de Ciências Agrárias da UFPB originou-se da antiga Escola de Agronomia da Parahyba, depois denominada Escola de Agronomia do Nordeste. A inauguração da Escola ocorreu em 15 de abril de 1936 e a primeira turma  de engenheiros agronômicos teve sua Colação de Grau em 1940.

Ao ser federalizada, a Escola de Agronomia do Nordeste foi desligada do Governo da Paraíba, ficando subordinada, inicialmente, ao Ministério da Agricultura e posteriormente ao Ministério da Educação.  Considerando que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi criada em 1955, o curso de Agronomia, criado em 1936, é, portanto, o mais antigo curso superior da UFPB.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins