Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Educação da UFPB realiza live de lançamento da Escola Freireana

Centro de Educação da UFPB realiza live de lançamento da Escola Freireana

publicado: 25/05/2021 17h17, última modificação: 25/05/2021 17h29
Iniciativa será apresentada durante evento que marca o centenário de Paulo Freire

Foto: Angélica Gouveia

Para homenagear o educador Paulo Freire, que completaria 100 anos em 2021, o Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nesta quinta-feira (27), às 19h, um evento online de lançamento da Escola Freireana, ferramenta digital focada em formar professores e estudantes de graduação sobre a obra do pensador brasileiro. Aberto ao público em geral, o evento será transmitido pelo canal do Centro de Educação (CE) no YouTube.

Estarão presentes representantes da direção do CE, das secretarias de Estado da Educação e de secretarias municipais, e da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de uma apresentação sobre a Escola Freireana e seus objetivos, consta na programação uma palestra que será ministrada pelo professor Afonso Scocuglia, com o tema “O que temos para historicizar, destacar e prospectar nos 100 anos de Paulo Freire”.

De acordo com a diretora do CE, Adriana Diniz, a Escola Freireana é uma iniciativa realizada em parceria com a Secretaria de Educação da Paraíba e com oito secretarias municipais de Educação da Grande João Pessoa – a exemplo de Cabedelo, Bayeux e Conde.

O objetivo da ferramenta digital é formar professores da educação básica e estudantes da graduação, por meio de uma série de cursos e eventos online. “É uma escola online de caráter permanente, lançada no contexto das comemorações do centenário para divulgarmos o pensamento de Paulo Freire”, explicou a diretora.

Considerado patrono da educação no Brasil e estudado em nível mundialo autor de “Pedagogia do oprimido” criou uma metodologia inovadora para alfabetização de adultos. Se não há consenso quanto à universalidade dessa proposta do educador pernambucanoque faleceu em 1997, parece não restar dúvida quanto à relevância das contribuições da obra de Freire para os estudos no campo da educação.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins