Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Centro de Referência em Atenção à Saúde da UFPB atende por telemedicina

Centro de Referência em Atenção à Saúde da UFPB atende por telemedicina

Consultas são realizadas de segunda a sexta, das 8 às 18h, por videochamada ou ligação telefônica
publicado: 06/05/2020 17h49, última modificação: 06/05/2020 17h49
Quase 8 mil estudantes e servidores permanecerão com atendimento médico, psicológico e nutricional durante isolamento social. Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Referência em Atenção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, deu início ao serviço de teleatendimento médico, psicólogo e nutricional para os membros da comunidade universitária e seus dependentes cadastrados na unidade.

O agendamento deve ser realizado por meio de formulário. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, por meio de videochamada pelo aplicativo WhatsApp ou por ligação telefônica.

O Centro de Referência em Atenção à Saúde está com os atendimentos presenciais suspensos desde o dia 17 de março, devido à pandemia de Covid-19.

“O teleatendimento é uma forma que nós encontramos para que a comunidade acadêmica não fique sem o atendimento.  O sistema público está saturado e muitos não podem pagar plano de saúde ou consulta”, explica Indrid Ferreira, coordenadora da unidade de saúde.

Ela lembra que, por ser teleatendimento, ainda não é possível retomar o serviço de odontologia. Apesar disso, está sendo oferecido atendimento para as seguintes especialidades: cardiologia, clínica geral, dermatologia, geriatria, mastologia, neurologia, nefrologia, nutrição, oftalmologia, pediatria, pneumologia, psicologia, psiquiatria e reumatologia.

Os servidores da área de enfermagem, técnicos e auxiliares estão encarregados da marcação dos atendimentos. Desde a última segunda-feira (4), quando o serviço começou a funcionar, foram agendadas 19 consultas. A especialidade mais procurada é psiquiatria.

“Temos quase 8 mil pessoas cadastradas no sistema”, informa a coordenadora. Ela lembra que o serviço não é disponibilizado para servidores que têm plano de saúde e recebem auxílio-saúde, de acordo com entendimento da Controladoria Geral da União (CGU).

Ascom/UFPB