Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cerca de 700 alunos ficam sem jantar no RU de João Pessoa após invasão
conteúdo

Notícias

Cerca de 700 alunos ficam sem jantar no RU de João Pessoa após invasão

publicado: 09/03/2023 17h30, última modificação: 16/03/2023 13h20
Com equipamentos danificados, empresa que fornece as refeições decidiu suspender serviço no restaurante que atende a 2.100 alunos gratuitamente

Cerca de 700 estudantes ficaram prejudicados sem a alimentação do jantar no Restaurante Universitário (RU) do Campus I, em João Pessoa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) após invasão ocorrida ao equipamento no horário do almoço, nesta quarta-feira (8), que inviabilizou o preparo da refeição do período noturno. O RU do Campus I atende a aproximadamente 2.100 alunos assistidos, que têm direito às refeições gratuitamente.

A decisão de suspender o jantar foi tomada exclusivamente pela empresa Acesso Refeições, que venceu o processo licitatório para fornecimento das refeições. O motivo foi a invasão do espaço do RU por um grupo de pessoas que subtraiu alimentos, polpas de frutas e outros itens alimentícios, danificou equipamentos, ingressou sem autorização na cozinha do restaurante, manuseando e tendo acesso aos alimentos de forma inadequada e sem higiene, além de quebrar mesa, pratos e outros objetos. 

Conforme ofício enviado pela Acesso Refeições à Superintendência de Restaurantes Universitário (SRU) da UFPB, “a situação vivenciada na data pode ser caracterizada como vandalismo, causando depreciação dos bens da empresa e dano moral aos colaboradores contratados”, afirmou. 

A entrada do grupo ocorreu de forma irregular, pela saída do RU, burlando o controle de acesso. Eles acessaram o refeitório onde os estudantes se alimentam e, em seguida, invadiram indevidamente a cozinha, área com acesso restrito em virtude dos cuidados com a higiene e segurança nutricional das refeições. Os invasores levaram, sem permissão, as cubas nas quais são acondicionados os alimentos para o refeitório, onde se serviram da comida que havia sido produzida para o almoço, sem que os cuidados com o manuseio tivessem sido observados e sem pagar pela refeição, no caso daqueles usuários incluídos na modalidade pagante. 

“Houve danos a itens de propriedade da empresa contratada e também ao patrimônio da UFPB que está no RU. Por conta disso, a empresa responsável optou por suspender a refeição noturna. Estamos analisando o relatório técnico enviado pela empresa, com as alegações que fundamentaram a impossibilidade de fornecer as refeições na ocasião. Também, junto à Superintendência de Segurança Institucional (SSI), estamos trabalhando para identificar os responsáveis e dar os encaminhamentos possíveis, de maneira extremamente responsável, recorrendo aos órgãos e instituições competentes”, explicou o Prof. Alfredo Rangel, Pró-Reitor de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE).

Dois boletins de ocorrência (BO) foram registrados na Polícia Civil, um pela Reitoria da UFPB – que posteriormente será encaminhado à Polícia Federal para apuração das responsabilidades cabíveis – e outro pela empresa contratada. 

Após o incidente, a empresa havia informado que não teria condições de funcionamento do RU nesta quinta-feira (9), mas após negociação por parte da gestão da UFPB, o Restaurante Universitário funcionou normalmente para as três refeições oferecidas – desjejum, almoço e jantar.

Na quarta-feira, os responsáveis pela invasão foram recebidos pela PRAPE, que ouviu as suas reivindicações, mas as tratativas não avançaram. Nesta quinta-feira (9), a Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, reuniu-se com a PRAPE, a Superintendência dos Restaurantes Universitários e a Procuradoria Federal junto à UFPB para tratar sobre o caso. 

Pecúnia

A Reitoria manifesta solidariedade a todos da comunidade universitária, especialmente aos cerca de 2.100 estudantes beneficiados com o auxílio restaurante universitário, que tiveram seu direito ao almoço e ao jantar tolhido nesta quarta-feira (8), mas informa que tomou as providências para que o valor seja pago nos próximos dias, por meio de pecúnia referente ao valor de um dia das duas refeições.

Valores

Conforme a SRU, os valores das refeições fornecidas nos restaurantes universitários da UFPB foram definidos mediante processo licitatório. “A empresa que apresenta a proposta mais vantajosa para a instituição consegue firmar o contrato”, disse a superintendente Daniela Karla Medeiros Vasconcelos.

No RU de João Pessoa, além dos alunos assistidos, selecionados após comprovarem a vulnerabilidade socioeconômica, a comunidade universitária que é contemplada com o benefício também pode usufruir dos Restaurantes Universitários, mediante o pagamento da taxa de R$ 10,57 (almoço) e R$ 10,33 (jantar), conquista implementada na atual gestão da UFPB. 

Reunião

Também nesta quinta (9), a PRAPE, SRU e a Coordenação de Assistência e Promoção ao Estudante (COAPE) reuniram-se com um grupo de estudantes e designaram a realização de um novo encontro, no dia 20 deste mês, para tratar da temática dos restaurantes universitários, com a presença dos Diretórios Acadêmicos da UFPB.

***
Reportagem: Aline Lins e Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Reprodução/Vinícius Vieira (foto interna)