Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CGA acompanha realização da primeira coleta de resíduos químicos e biológicos na UFPB

publicado: 03/01/2018 10h31, última modificação: 05/04/2019 16h27

Na manhã de 14 de dezembro, a Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (CGA/UFPB) acompanhou a realização da primeira coleta de resíduos químicos e biológicos por empresa especializada no campus I da instituição. Os materiais estavam estocados em depósito localizado no Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM).

Os resíduos gerados são resultantes de experimentos em pesquisas e aulas práticas, e agora terão destinação adequada, em conformidade com as exigências ambientais. Cada recipiente recolhido foi pesado, de modo a municiar o sistema de monitoramento de resíduos gerados pela Universidade. A coleta foi realizada pela SIM Engenharia, empresa vencedora da licitação para o serviço.

Conforme o técnico da CGA, Humberto da Fonseca Silva, que supervisionou a coleta, “a UFPB é pioneira entre as universidades do Nordeste no que tange o destino correto de seus resíduos químicos”. Além da coleta, Humberto informa que a CGA vem trabalhando na educação ambiental, para minimizar a quantidade de resíduos produzidos e promover o reaproveitamento, quando possível. “O intuito é fazer com que o resíduo de um laboratório possa ser utilizado como matéria-prima para outro”, explica o técnico.

Nesse sentido, o coordenador da CGA, Joácio Morais, conta que uma das metas da comissão para 2018 é criar um banco de dados de reagentes para que os laboratórios também possam trocar produtos, minimizando a geração de resíduos.

Segundo o coordenador, a próxima etapa consiste no estabelecimento de um modelo de gestão em que cada unidade geradora desses tipos de resíduos organize o seu recolhimento, a identificação e o armazenamento para garantir a eficiência da coleta e descarte pela empresa contratada.

ACS