Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CIA da UFPB lança Cartilha de Sinalização e Rotas Acessíveis

CIA da UFPB lança Cartilha de Sinalização e Rotas Acessíveis

publicado: 27/05/2022 12h11, última modificação: 27/05/2022 12h11
O objetivo é informar a comunidade sobre a localização das rotas e sinalizações acessíveis e a importância de manter os espaços livre para a circulação segura

Foto: Angélica Gouveia

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, no dia 13 de maio, a Cartilha de Sinalização e Rotas Acessíveis da Universidade, com o objetivo de apresentar as rotas e sinalizações acessíveis projetadas e executadas no Campus I da UFPB e de conscientizar o público em geral sobre a importância de manter esses espaços bem cuidados e livres de impedimentos para circulação de todas as pessoas.

O conteúdo da cartilha engloba, por exemplo, as rotas acessíveis internas e externas, e sinalizações acessíveis de advertência: de instrução, informativa, de emergência, visual, tátil e sonora. “Também tratamos das circulações verticais, sistema de rampas, elevadores e plataformas, sanitários acessíveis e mobiliários acessíveis”, disse Rafael Monteiro, Tradutor Intérprete de LIBRAS e Coordenador do CIA.

No Campus I da UFPB, existem sinalizações acessíveis em várias partes da instituição com grande circulação de pessoas, como nos estacionamentos dos Centros de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Educação (CE); também em algumas vias e corredores do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Vivências e Biblioteca Central.

“Também é possível encontrarmos sinalizações no Centro de Referência em Atenção à Saúde e no estacionamento do prédio da Reitoria. Podemos perceber que são trechos que ainda devem se unir para que se torne uma única sinalização acessível. O planejamento é que todo o Campus e os demais campi sejam sinalizados de forma acessível para todas as pessoas”, disse Monteiro.

A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, parabenizou a coordenação do CIA pela iniciativa e destacou o empenho da atual gestão da UFPB na busca por recursos para aquisição de plataformas e elevadores, tendo em vista o atendimento pleno às demandas de acessibilidade.

“Desde que assumimos como gestão, buscamos a inclusão de fato. Nós encontramos uma enorme carência de plataformas, elevadores, marcação de piso e de acessibilidade, de maneira geral. A cartilha vem dar essa orientação, explicando as rotas e sinalizações para que qualquer pessoa possa compreender e colaborar com isso”, esclareceu.

De acordo com a Profa. Liana, a UFPB tem dedicado esforços para fazer as adaptações necessárias nas áreas já existentes e implementar, em nível máximo, plataformas de acessibilidade em todos setores e centros para que todos possam ter acesso a qualquer área da Universidade. “Nós temos enfrentado dificuldades com as licitações. Tem sido uma luta constante, mas estamos empenhados”, completou a Vice-Reitora.

Acessibilidade Atitudinal

A Cartilha foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho em Acessibilidade Atitudinal do CIA, coordenado pela Profa Cláudia Galvão, do Departamento de Terapia Ocupacional, que contou também com a atuação das estagiárias Samara de Deus e Shermilla Leite, discentes do curso de Terapia Ocupacional.

O coordenador do CIA acredita que é importante para a UFPB contar com um produto orientador como a cartilha desenvolvida, por possibilitar às pessoas que transitam na UFPB o conhecimento sobre as sinalizações. “A UFPB acolhe muitas pessoas da comunidade externa, comerciantes informais e que, sem o conhecimento acerca dessas sinalizações, podemos estar contribuindo para a criação de barreiras”, esclareceu.

Desta forma, a orientação geral do comitê é que os membros da comunidade evitem dispor qualquer mobília, bicicleta, veículos ou qualquer outro objeto sob uma sinalização, ou atrapalhando a visualização da sinalização, pois pode acarretar em acidentes sérios às pessoas que necessitam. “Portanto, entendendo que, por a UFPB ser um local de grandes dimensões territoriais, faz-se necessário uma campanha informativa desses equipamentos e seu uso”, disse Rafael Monteiro.

Na cartilha, o Comitê de Inclusão e Acessibilidade também esclarece que, caso alguém da comunidade acadêmica identifique que qualquer rota ou sinalização acessível está sendo desrespeitada, seja por veículos ou objetos, deve entrar em contato imediato com o setor, para que seja possível buscar a solução e realizar ações educativas. O telefone da coordenação é o 3216-7789, também estão disponíveis o e-mail: cia@reitoria.ufpb.br e o perfil @ciaufpb no Instagram.

O material está disponível gratuitamente no site do CIA em formato digital PDF, apropriado para leitor de tela. Cartilhas na versão em Braille podem ser acessadas na sede do CIA, localizada no prédio da Reitoria, e nas subsedes nos demais Campi; no Núcleo de Educação Especial (Nedesp), localizando no Centro de Educação (CE); e na Biblioteca Central, no setor Braile (SIUNI). Uma versão em LIBRAS da cartilha está sendo gravada e poderá ser, em breve, acessada pelo Canal do YouTube do CIA.

A Cartilha atende às bases legais e diretrizes estabelecidas na Portaria nº 3.284/2003, que estabelece as condições básicas para a inclusão do aluno com deficiência no ensino superior; e Decreto-Lei nº 5.296/2004, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins